Segundo pesquisa da NordVPN, 84% dos usuários de smartphones no Brasil acham que são monitorados (rastreados) por seus aparelhos e 40% acreditam que os dispositivos "ouvem" tudo que eles dizem.
Não há como construir uma muralha intransponível em torno de um dispositivo computacional conectado à Internet e exposto a ciberataques cada vez mais sofisticados, mas pode-se reduzir os riscos mantendo o sistema operacional e os programas atualizados, e baixando os apps somente de fontes confiáveis (que supostamente verificam a lisura daquilo que oferecem).
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Com o nível de confrontação político-ideológico semelhante ao de uma Guerra Civil, Donald Trump e Kamala Harris chegam ao "Dia D" empatados dentro da margem de erro e recorrendo a ataques verbais e retórica inflamada para disputar votos decisivos nos "swing states".
Temendo que uma tempestade severa afugente seus apoiadores, a calopsita republicana de penacho alaranjado abandonou oportunisticamente a lenga-lenga das "fraudes" no voto pelo correio. Até a tarde de ontem, cerca de 100 milhões de americanos já haviam antecipado o voto pelo correio ou presencialmente, conforme as regras de seu estado. Mas vale lembrar que o número de delegados eleitorais dos estados varia de 3 a 54, de acordo com o número de habitantes, e que, para ser eleito, o candidato precisa de pelo menos 270 dos 538 votos possíveis.
Segundo a regra "the winner takes it all" (o vencedor leva tudo), o candidato que obtém maioria dos votos populares em um estado (mesmo que seja de 50%+1 voto) ganha todos os delegados desse estado. Noves fora no Maine e no Nebraska, onde dois votos são concedidos ao vencedor da votação estadual e os demais, distribuídos com base nos resultados dos distritos.
Por dar mais peso aos estados menores na disputa nacional, o modelo do Colégio Eleitoral leva os postulantes à Casa Branca a focar os sete estados-pêndulos, já que os demais são democratas de quatro costados ou republicanos de carteirinha. Mas vale lembrar que um candidato pode vencer nas urnas e não se eleger — como aconteceu com Hillary Clinton em 2016 e com Al Gore em 2000.
Convém também ativar a autenticação em duas etapas — que acrescenta uma camada extra de segurança, mas não desobriga o usuário de proteger o acesso ao celular por senha, PIN ou biometria.
Considerando que os cibercriminosos se valem da engenharia social para explorar a boa-fé, a curiosidade ou a ganância das vítimas em potencial, evite abrir anexos ou clicar em links não solicitados e redobre os cuidado com e-mails, SMS, mensagens de WhatsApp e redes sociais com erros de ortografia, solicitações de informações sigilosas e URLs suspeitas.
O Android é menos seguro que o iOS devido ao código aberto, por estar presente em 80% dos celulares do planeta e por seu ecossistema de aplicativos ser muito maior que o do concorrente. Todavia, a despeito do tendo proprietário, de limitar a instalação de apps ao cardápio da App Store e de os programas rodarem sandboxes, nem o sistema da Maçã é uma fortaleza indevassável, nem os usuários estão dispensados de manter ativa e operante uma segurança responsável, como o Avira Mobile Security, o Avast Mobile, o McAfee Mobile Security, o TrendMicro Mobile Security e o Lookout.
Para mais opções, clique aqui.
Para mais opções, clique aqui.