segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

WHATSAPP — MAIS NOVIDADES

EMPRESTA DINHEIRO A UM INIMIGO E O CONQUISTARÁS; EMPRESTA A UM AMIGO E PERDERÁS O DINHEIRO E O AMIGO.

 

Meta prometeu adicionar ao WhatsApp um recurso nativo para converter arquivos de áudio em texto, o que é útil em ambientes muito barulhentos, silenciosos demais, ou para evitar que conversas particulares caiam em ouvidos alheios. 

Depois que os dias viraram meses e a promessa não se cumpriu, eu sugeri como solução temporária o bot de transcrição do próprio WhatsApp, que funciona tanto no Android como no iOS (basta adicionar o número 31 97228-0540, aceitar os termos de serviço do "Vira Texto" e enviar os áudios para ele, que responde prontamente com a transcrição).

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Burros velhos não aprendem truques novos, diz o ditado. Lula é do tipo de político que só confia no próprio taco, e demonstra essa característica ao acreditar que tudo se ajeita na economia se o "mercado" se submeter às suas motivações. 
Quando foi eleito presidente a primeira vez, ao perceber que não governaria se adotasse o lema do "gasto é vida", o petista entregou condução da economia a Antonio Palocci sob os auspícios das bases da estabilidade definidas por Fernando Henrique. Deu certo, mas tão logo ele acreditou se ver livre das amarras — no segundo mandato, com Palocci fora e popularidade alta —, iniciou trajetória oposta, que deu em desarranjo das contas e perda de apoio político quando ele, e depois Dilma, assumiram o leme da economia. 
Quando profissionais do ramo são atropelados em sua autoridade, ou se deixam atropelar, não se chega a bom resultado. O próprio Lula teve o exemplo em seu governo quando Henrique Meirelles, no comando do Banco Central ainda sem autonomia legal, impôs a barreira da não interferência sob pena de se demitir. O mesmo ocorreu com FHC em relação a Itamar Franco, que queria introduzir o congelamento de preços no Plano Real.
Como ministro da Fazenda, Fernando Haddad defendeu que não se misturasse isenção do IR com contenção de gastos, mas rendeu-se à evidencia de que a percepção de Lula 3 é diferente da visão do Lula 1. A rendição pode até credenciá-lo à sucessão em 2026 ou 2030, mas o enfraqueceu na tarefa de preservar a economia de cujo sucesso depende a manutenção da confiança conquistada com dificuldade. 
Haddad assoma como alternativa eleitoral do campo da esquerda, mas pode se perder por excesso na presunção personalista do chefe. A conferir. 

Semanas atrás, porém a velha promessa foi cumprida. Para ativar o recurso, abra o WhatsApp, toque nos três pontinhos, depois em Configurações > Conversas, ative a chave ao lado de Transcrição de mensagens e selecione Português (Brasil) na lista de idiomas disponíveis. Feito isso, basta manter as mensagens de áudio pressionadas e tocar em Transcrever e ler o texto que é exibido em seguida.
 
Outra novidade é o indicador de digitação, que passa a ser exibido em um balão de mensagem acima da caixa de texto do WhatsApp. Ele começou a ser liberado em outubro para testadores selecionados do WhatsApp Beta, e deve ser estendido em breve a todos os usuários do mensageiro. Mas vale destacar que esse recurso não substitui o horário em que o contato esteve online pela última vez nem o status exibido abaixo do nome do contato.