quarta-feira, 10 de setembro de 2025

MAIS DICAS DE WHATSAPP

SE NÃO SABE, APRENDA; SE JÁ APRENDEU, ENSINE.

Alguns dos muitos recursos ocultos no WhatsApp podem facilitar nossa rotina, aumentar nossa privacidade e tornar nossas conversas mais organizadas.

Uma das formas mais eficazes de proteger o aplicativo é combinar senha com biometria (impressão digital ou reconhecimento facial). Para ativar, acesse Configurações > Privacidade > Bloqueio do app e defina se o bloqueio será imediato ou após um certo período.

Trancar conversas permite proteger chats específicos com senha, impressão digital ou reconhecimento facial, garantindo maior privacidade a quem compartilha o celular com outras pessoas ou simplesmente deseja manter conversas sensíveis em sigilo. Para ativá-lo, abra o app, vá até a conversa que deseja proteger, toque no nome do contato ou grupo e selecione Trancar conversa (ou Arquivar com bloqueio, dependendo da versão).


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Eu achava que os bolsonaristas (e os petistas de carteirinha, ainda que em menor medida) tivessem merda na cabeça, mas, depois do último domingo, fiquei com a impressão de que a polarização funcionou como laxante.

Mesmo com o "mito" na bica de ser condenado pelos cinco crimes que a PGR lhe imputou — cujas penas máximas, somadas, ultrapassam 40 anos de reclusão —, cerca de 90 mil anencéfalos bolsonaristas apinharam a mais paulista das avenidas, em Sampa, e a avenida N.S. de Copacabana, na Cidade Maravilhosa, para pedir anistia ao ex-presidente e seus compartas golpistas.

Paralelamente, cerca de 9 mil militantes descerebrados da esquerda se reuniram na Praça da República (região central da capital paulista) para protestar contra o projeto da anistia que tramita na Câmara e em defesa da soberania do país.

Os bolsonaristas poderiam ser processados pelos petistas por plágio: da mesma forma que a petralhada em 2017, a direita radical trombeteia que eleição presidencial sem seu bandido de estimação seria ilegítima. "Deixa Bolsonaro ir para a urna, qual o problema?", discursou o governador paulista — de olho no capital político do capetão-golpista —, para gáudio dos manifestantes, que erguiam cartazes fornecidos pelos organizadores do ato com os dizeres: "Eleição sem Bolsonaro é ditadura" — mesma frase repetida em coro por bolsonaristas em Brasília.

No Rio de Janeiro, o senador das rachadinhas e mansões milionárias Flávio Bolsonaro ecoou o slogan: "Não existe anistia criminal sem anistia eleitoral". O raciocínio mimetiza a resolução divulgada pelo Diretório Nacional do PT em dezembro de 2017, na qual o partido anotou: "Eleição sem Lula é fraude". Na época, o petismo sustentava que seu xamã enfrentava uma "caçada judicial", uma condenação "sem provas", num processo de "natureza política" cujo objetivo seria "impedir o povo de elegê-lo mais uma vez". 

Lula se manteve na disputa até 1º de setembro de 2018 — quando o TSE finalmente cassou o registro de sua candidatura, seu nome foi substituído na chapa pelo bonifrate Fernando Haddad, que foi derrotado no segundo turno pelo hoje futuro presidiário mais famoso desta país. E deu no que está dando.

Às vésperas de sofrer uma inédita condenação por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro insinua que sua candidatura presidencial fictícia também pode ser artificialmente esticada — o que só pode ser atribuído à infiltração de um agente do marqueteiro petista Sidônio Palmeira nas hostes do bolsonarismo. 

Sabendo que essa estratégia de vitimização tem prazo de validade, o Centrão opera nos bastidores para apressar o apoio do mito golpista a Tarcísio de Freitas, agora mais bolsonarista que o próprio Bolsonaro.

Incluir um link para o perfil do Instagram na seção Sobre é útil para contatos comerciais e pode ajudar na criação de uma rede de networking. Adicionar suas redes sociais ao mensageiro também é uma forma eficaz de expandir sua presença online, atraindo mais seguidores e potenciais clientes.

Outra função interessante é a possibilidade de criar enquetes em grupos — recurso que auxilia na tomada de decisões coletivas, como escolher o horário de um encontro ou definir um tema. Para isso, abra a conversa do grupo, toque no ícone do clipe (anexos), selecione Enquete e insira a pergunta e as opções de resposta. Os membros do grupo poderão votar e acompanhar os resultados em tempo real.

Para pesquisar empresas próximas diretamente no aplicativo, vá à aba de Conversas, toque no ícone dos três pontos (no canto superior da tela) e em Encontrar empresas próximas. Isso exibirá uma lista de estabelecimentos cadastrados na sua região, facilitando o contato com serviços locais — como restaurantes e mercados — de forma rápida e prática.

Se receber uma mensagem de áudio e não puder ouvi-la no momento, utilize a transcrição de mensagens de voz, que aparece logo abaixo dos áudios por cortesia da IA da Meta, evita, assim, perder informações importantes.

O WhatsApp também permite criar eventos diretamente em conversas e grupos. Para isso, abra o grupo desejado, toque no ícone do clipe (anexos), selecione Evento e preencha as informações (nome, data, horário e descrição). Os participantes receberão notificações e poderão confirmar presença, tornando a organização de compromissos muito mais prática.

Nas configurações do mensageiro, toque no ícone de QR Code ao lado do seu nome e compartilhe-o com quem quiser. Isso facilita a adição do seu contato sem a necessidade de digitar o número manualmente — uma excelente opção para cartões e apresentações profissionais, além de evitar erros ao inserir números.

Você  pode ainda criar um avatar personalizado, semelhante a um emoji, e usá-lo como foto de perfil ou figurinha. Para isso, acesse as configurações, escolha Avatar e siga as etapas de personalização. Essa opção permite se expressar de forma divertida e única, além de ajudar a criar uma identidade visual mais forte dentro do aplicativo.

Por fim, acessando o menu de configurações e tocando na opção Listas, você pode criar novas listas, editar as existentes e agrupar contatos de forma eficiente, o que facilita a comunicação. Isso é especialmente útil para quem tem muitos contatos e deseja manter a organização, tornando mais fácil encontrar as pessoas certas na hora certa.

Até a próxima.