CADA VEZ QUE FICO DOENTE ME TORNO MAIS SÁBIO; QUANDO MORRER, SEREI UM GÊNIO.
O forno de micro-ondas foi inventado acidentalmente em 1945 pelo engenheiro Percy Spencer, quando ele reparou que uma barra de chocolate que levava no bolso havia derretido quando ele trabalhava com radares.
O primeiro modelo comercial surgiu dois anos depois e revolucionou nossas cozinhas, embora muita gente utilize esses forninhos apenas para descongelar alimentos, aquecer refeições e, claro, estourar pipoca. Mas eles fazem muito mais que isso. Confira:
Sanduíches não perderão a textura por causa da umidade se você os reaquecer envolvidos em papel-toalha. Limões darão mais suco sem você cortá-los ao meio e aquecê-los por 10 a 20 segundos. Dentes de alho soltarão a casca mais facilmente se forem aquecidos por 15 segundos. Mel cristalizado reassumirá a consistência original depois de aquecidos por 2 minutos em potência média. Pães amanhecidos ficarão crocantes se você os envolver em um pano de prato umedecido e aquecê-los por cerca de 10 segundos.
Para evitar que batatas, tomates e similares “explodam” devido ao vapor retido dentro deles, perfure a casca com um garfo ou faca antes de aquecê-los. Batatas fritas que não foram comidas ainda quentes recuperarão a crocância se você as envolver em papel-toalha e aquecer em intervalos curtos de 20 a 30 segundos. Para deixar o bacon bem seco e crocante, corte-o em fatias, disponha-as sobre folhas de papel toalha, aqueça inicialmente por 3 minutos, verifique o ponto e, se necessário, continue aquecendo em intervalos de 30 segundos, até que elas fiquem bem crocantes.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
A transferência do ministro Luiz Fux — que ficou isolado após votar pela absolvição de Jair Bolsonaro e outros réus — para a 2ª Turma pode redesenhar a correlação de forças nos dois colegiados do Supremo. Embora seu perfil seja distinto do terrivelmente evangélico André Mendonça, indicado por Bolsonaro, ambos divergem de seus pares em casos relacionados ao 8 de Janeiro.
Fux é o relator do recurso de Bolsonaro contra a decisão do TSE que o tornou inelegível por abuso de poder político e uso indevido do Palácio da Alvorada, e com sua ida para a 2ª Turma, há incerteza sobre o destino do caso. À luz da “prevenção”, o ministro que muda de colegiado continua relator, embora o caso continue sendo analisado onde começou. Assim, o substituto de Fux na 1ª Turma não votaria. Mas essa questão foi vista de forma diferente e discutida em 2004 pelo plenário do STF: quando o então ministro Joaquim Barbosa mudou para a 2ª Turma e levou consigo todos os processos sob sua relatoria, os réus da Operação Anaconda alegaram que deveriam ser julgados pela 1ª Turma.
A questão foi levada ao plenário, e a maioria decidiu que a prevenção da Turma é uma regra “excepcional” e não absoluta. O então presidente da Corte, ministro Nelson Jobim, destacou que, naquele caso específico, cabia a Barbosa julgar os HCs, mesmo após a mudança de Turma.
Situação semelhante ocorre com os casos da Lava-Jato relatados por Fachin, que passaram para Barroso quando o colega assumiu a presidência, e, portanto, continuam no colegiado. A tendência é que Fux fique como relator, mas é possível que sejam redistribuídos, como já ocorreu com outros processos em outras ocasiões.
Dependendo de como se alinhar com os demais ministros, Fux, que tem perfil garantista, pode influenciar o placar da 2ª Turma. Mendonça, por exemplo, já votou pela validade de atos da Lava-Jato contra Palocci e é o relator da repactuação dos acordos de leniência com empreiteiras, demonstrando afinidade com pautas da operação.
Essas são algumas das muitas utilidades dos fornos de micro-ondas, mas o mote desta abordagem é o descascamento da pintura interna e o aparecimento de ferrugem nos locais descascados. Isso me levou a aposentar um aparelho em perfeitas condições de funcionamento e desembolsar R$ 700 na compra de um novo, já que a ferrugem não só contamina os alimentos como aumenta o risco de faíscas e, em casos extremos, de vazamento da radiação (micro-ondas). Como isso já havia acontecido anteriormente com um modelo de outra marca, fiz uma rápida pesquisa na WEB e descobri que se trata de um problema recorrente, mas que pode ser evitado com a adoção de alguns cuidados. Confira:
Para evitar que a umidade resultante do aquecimento de alimentos com alto teor de água — como sopas, vegetais, etc. — crie um ambiente propício para a corrosão, basta deixar a porta entreaberta por alguns minutos. Caso haja formação de gotículas, limpe o gabinete com um pano seco ou toalha de papel — evite esponjas abrasivas, palha de aço e produtos de limpeza agressivos. Limpe também respingos de molhos e alimentos líquidos, que podem criar "pontos quentes" e danificar a pintura.
Para prolongar a vida útil do forninho, cubra os alimentos sólidos com tampas plásticas próprias para micro-ondas e os líquidos com papel-toalha. Tomates, molhos ácidos e frutas cítricas, que podem reagir com o revestimento interno e acelerar o descascamento, devem ser aquecidos em recipientes apropriados — de vidro, cerâmica ou plástico próprios para micro-ondas. Eventuais respingos devem ser limpos imediatamente.
Evite recipientes de metal, alumínio ou com detalhes metálicos (aquelas bordas douradas em louças, por exemplo); além de causar faíscas, eles podem danificar o revestimento, e assegure-se de que a porta fecha corretamente — uma vedação inadequada pode causar vazamentos de radiação, vapor e umidade. A borracha ao redor da porta (gaxeta) evita o vazamento de ondas. Limpe-a regularmente com um pano úmido para garantir que a porta feche perfeitamente, mantendo a eficiência e a segurança.
Faça uma faxina completa semanalmente usando apenas água e detergente neutro. Se precisar de algo mais forte, use uma solução de água com vinagre ou bicarbonato de sódio. Colocar uma tigela com água e rodelas de limão ou vinagre e aquecer por dois ou três minutos também ajuda a soltar a sujeira.
Inspecione o interior do gabinete regularmente. Quando a ferrugem aparece, não tem mais volta. Se o descascamento ou ponto ferrugem for pequeno, você pode fazer o reparo com tinta própria para micro-ondas — tintas comuns não suportam altas temperaturas e podem liberar vapores tóxicos na comida. Mas se área descascada for grande e a ferrugem estiver avançada, a única solução é o recoating (revestimento). Caso o orçamento supere 50% do preço do aparelho, compre um novo e descarte o antigo corretamente.
Seguindo essas dicas simples, você garante que seu forno de micro-ondas funcione de maneira eficiente por muito mais tempo.