sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

LÊNIN E O DIABO

O MAL DO MUNDO É QUE DEUS ENVELHECEU E O DIABO EVOLUIU.

Depois de fazer a Revolução Russa, acabar com as diferenças de classes sociais e dedicar a vida inteira ao comunismo, Lênin finalmente morre, e por ser ateu e ter perseguido os religiosos, é condenado ao inferno.


Ao chegar lá, Lênin descobre que a situação é pior do que na Terra: os condenados são submetidos a sofrimentos incríveis, não há comida para todos, os demônios são desorganizados, Satanás se comporta como um rei absoluto, e por aí vai. Indignado, organiza passeatas, faz protestos, cria sindicatos com diabos descontentes, incentiva rebeliões.


Em pouco tempo, o inferno está de cabeça para baixo: ninguém respeita mais a autoridade de Satanás, os demônios pedem aumento de salário, as sessões de suplício ficam vazias, os encarregados de manter acesas as fornalhas fazem greve.


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Flávio Bolsonaro iniciou sua pré-campanha à Presidência da República tentando se descolar do pai. Disse que tomou vacina contra Covid e criticou os críticos do hoje presidiário, mas começou o ano com uma imagem na qual divide ao meio o rosto com o pai ao desejar “feliz 2026” e prometer “resgatar o nosso Brasil!”.

Horas antes, ao postar sua mensagem de Ano Novo, o filho do pai postou um vídeo que termina com o pai se metamorfoseando no filho e a mensagem de que “o legado continua”. As imagens indicam o cuidado do fruto de não se distanciar muito do pé, apesar da preocupação de disputar o eleitorado de centro — aquele que realmente define uma eleição polarizada.

Os apoiadores da famiglia Bolsonaro chegaram a dizer que Flávio é até melhor do que o pai, num esforço para consolidar a pré-candidatura do senador, mas estava claro desde o início que ele só poderia desempenhar o mesmo papel de bonifrate que Haddad protagonizou como poste de Lula na eleição de 2018, vencida por Bolsonaro, 

Flávio se encaminha para ser o poste de Bolsonaro e perder a eleição para o petista.

A melhor chance que tem, como indicaram as pesquisas, é superar os adversários à direita no primeiro turno. Não conseguir nem isso seria a derrocada do bolsonarismo. Ou tudo isso, tanto a pré-candidatura de Flávio quanto a pré-candidatura do governador do Paraná, Ratinho Jr., não passam de jogo político, e o candidato de fato será mesmo Tarcísio de Freitas..

A carta de Bolsonaro lida por Flávio antes das cirurgias do pai indicou que ele precisava de mais um empurrão, mas na verdade o filho precisa ser o pai — algo que está fadado a não conseguir.


Satanás, que já não sabe como manter seu reino funcionando com aquele rebelde subvertendo todas as leis, tenta marcar um encontro com Lênin, mas este alega não conversar com opressores e diz não reconhecer sua autoridade. Desesperado, ele procura São Pedro.


- Você se lembra daquele sujeito que fez a revolução russa? — pergunta Satanás.


- Lembro muito bem — responde São Pedro. — Comunista. Odiava a religião.


- Ele é um bom homem – insiste o Pai da Mentira. — A despeito de seus pecados, não merece o inferno; afinal, procurou lutar por um mundo mais justo e, portanto, deveria estar no Céu.


São Pedro reflete durante algum tempo e diz:


- Acho que você tem razão. Todos nós temos nossos pecados. Eu mesmo cheguei a negar Cristo por três vezes. Mande ele para cá.


Satanás volta ao inferno, envia Lênin para o céu e, com mão de ferro e alguma violência, dissolve os sindicatos de demônios e o comitê de almas descontentes, proíbe assembléias e manifestações de condenados e reconverte seu reino no famoso lugar dos tormentos que sempre assustou o homem. Mas fica imaginando o que deve estar acontecendo no céu: “Aquele comunista deve ter transformado o Paraíso num lugar insuportável, e São Pedro vai mandá-lo de volta mais hora, menos ora.”


Mas o tempo vai passando e nenhuma notícia do céu. Movido pela curiosidade, Satanás resolve descobrir o que está acontecendo e marca uma audiência com São Pedro.


— E aí, como vão as coisas? — pergunta o senhor das trevas ao porteiro do Céu.


— Muito bem – responde o santo.


— Mas está mesmo tudo em ordem?


— Claro! Por que não haveria de estar?


“São Pedro está mentindo”, pensa Satanás. “Vai querer me empurrar Lênin de volta”


— E aquele comunista que eu mandei, tem se comportado bem?


— Muito bem!


— Nenhuma anarquia?


— Pelo contrário. Os anjos são mais livres que nunca, as almas fazem o que bem desejam, os santos podem entrar e sair sem hora marcada.


— E Deus não reclama deste excesso de liberdade?


São Pedro olha com certa piedade o pobre diabo a sua frente.


— Deus? Camarada, Deus não existe!