1. Seja conciso e objetivo (inclua somente o termo desejado). Qanto mais específico você for, mais aproximado será o resultado.
2. Coloque a frase inteira entre aspas se quiser que toda ela seja considerada para a busca de uma página.
3. Substitua palavras como “de” ou “para” por termos mais relevantes e que tenham a ver com o contexto. Para obter resultados que remetam a filmes em cartaz ou produtos de uma marca específica, por exemplo, enderece a busca pelo nome do cinema ou do fabricante, e nos sites exibidos, refine a pesquisa visando ao dado específico.
4. Inclua em sua busca palavras exclusivas do idioma em que você procura resultados. Caso queira páginas somente em português, adicione termos como "não" (com acento), para eliminar automaticamente quaisquer remissões em outros idiomas.
5. Se não tiver certeza em relação a um domínio, evite digitar suposições no campo de busca - como o “www.receitafederal.com.br”, por exemplo. Em situações assim prefira buscar “Receita Federal”.
6. Cuidado com erros de digitação e ortografia. Nem todas as ferramentas de busca oferecem uma sugestão do termo correto.
7. O botão “estou com sorte” permite descobrir uma página, mas nem sempre remete à resposta exata para sua busca. Ao digitar USP e clicar nesse comando, por exemplo, ele retornará diretamente a página da Universidade de São Paulo (mas não irá seguir para os resultados).
8. Se quiser buscar resultados que remetam a um formato de um arquivo específico, você pode digitar "filetype:" depois da palavra-chave, seguido da extensão desejada (.pdf, .doc, .mp3, etc.).
9. Se sua pesquisa remeter a músicas, a base “intitle:"index.of" (mp4mp3avi) no.one.knows” permite que o usuário personalize, entre parênteses, os formatos de arquivo que deseja procurar e, nas palavras separadas por pontos, o nome da música ou artista.
10. Para obter definições de termos, digite o comando “define:” antes de uma palavra. O Google irá retornar, em uma página e a partir de diversas fontes on-line, o significado da palavra consultada.
EM TEMPO: Segundo Alex Eckelberry, CEO da Sunbelt Software Distribution (responsável por revelar a campanha de crackers para espalhar malwares nos resultados do Google, Yahoo e Microsoft Live Search), no final do ano passado o Google removeu cerca de 40 mil remissões a milhares de sites com malwares que apreciam no topo de seus resultados de busca. A empresa informa ainda que os usuários são alertados sobre sites perigosos, que exploram falhas de browsers com cavalos-de-tróia e rootkits, até porque esses sites violam as políticas do Google.