sexta-feira, 13 de março de 2009

Medidas Imensuráveis e humor de sexta-feira

Não faz muito tempo, "monitor" era um termo relacionado apenas a televisores; "disco", uma bolacha de vinil que reproduzia música na vitrola; e "memória", a capacidade do ser humano de guardar (e recordar) lembranças ao longo da vida. Hoje, todavia, a associação desses vocábulos ao âmbito computacional é imediata: quase todo mundo sabe, por exemplo, que a tela de um monitor é medida pela diagonal (e que seu tamanho é expresso em polegadas), e que discos - HDs, CDs e DVDs - são "dispositivos de memória" (cuja capacidade é expressa em múltiplos de bytes).
Por convenção, o bit e seus múltiplos indicam velocidade (como na de transferência de dados entre dois dispositivos computacionais, por exemplo), ao passo que o byte e seus múltiplos expressam tamanho (de um arquivo, por exemplo) ou capacidade (de armazenamento de dados, como nos módulos de memória, discos rígidos, etc.). Entretanto, por estarmos mais habituados ao sistema decimal do que ao binário, costumamos associar o prefixo quilo a 1.000 (1kg de carne = 1.000g de carne, por exemplo), ainda que esse raciocínio nem sempre se aplique ao contexto da informática: se você retroceder até a postagem de 24 de janeiro de 2008, verá que 8 bits (e não 10) formam 1 Byte; que 1 kB (quilobyte) corresponde a 1024 bytes (e não a 1000); que 1 MB corresponde a 1024 quilobytes, e assim por diante.
A necessidade de medir remonta aos primórdios da humanidade, e como cada lugar utilizava um sistema de medida próprio - formado por unidades imprecisas, geralmente baseadas no corpo de rei local (palmo, pé, polegada, etc.), o desenvolvimento do comércio entre os povos exigiu a criação de um padrão universal, fundamentado em “constantes naturais”. Mais adiante, esse padrão daria origem ao SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS, que conta com sete unidades fundamentais - metro (m), quilograma (kg), segundo (s), ampère (A) kelvin (K), mol (mol) e candela (cd). Mesmo assim, alguns países - notadamente os de colonização inglesa - utilizam escalas diferentes: se você prestar atenção aos filmes da TV, verá que as placas das estradas americanas indicam a distância em milhas, que o combustível é vendido em galões, que a altura das pessoas é expressa em pés e polegadas, que os termômetros registram a temperatura em graus Fahrenheit (), e que perfumes e bebidas trazem o volume em onças fluidas (fl.oz).
A título de curiosidade, um pé corresponde a aproximadamente 0,3m; um palmo , a 0,22m; uma milha (mi), a 1,6km; uma polegada, a 2,5cm; uma onça fluida, a 29,57ml (nos EUA) ou a 28,41ml (na Inglaterra). E para quem não se lembra do que foi ensinado nas aulas de Ciências, a fórmula para converter graus Fahrenheit em Celsius é (ºF – 32) : 1,8 = ºC.

E pra não perder o hábito, aqui vão 13 "verdades" sobre os homens:

Como se chama uma mulher que sabe onde seu marido está todas as noites? Resposta: Viúva.
Como se chama um homem inteligente, sensível e bonito? R: Boato.
O que deve fazer uma mulher quando seu marido corre em zigue-zague pelo jardim? R: Continuar a atirar.
Por que os homens não têm período de crise na idade madura? R: Porque nunca saem da adolescência.
Qual é o ponto comum entre os homens que freqüentam bares para solteiros? R: Todos eles são casados.
Por que as mulheres não querem mais se casar? R: Porque não é justo levar o porco inteiro por causa de 100 gramas de lingüiça!
Qual a semelhança entre o homem e o microondas? R: Aquecem em 15 segundos!
Qual a semelhança entre o homem e o caracol? R: Ambos têm chifres, babam e se arrastam. E ainda pensam que a casa é deles!
Por que não existe homem inteligente, sensível e bonito ao mesmo tempo? R: Seria mulher!Quando um homem mostra que tem planos para o futuro? R: Quando compra 2 caixas de cerveja.
Por que mulheres casadas são mais gordas do que as solteiras? R: A solteira chega em casa, vê o que tem na geladeira e vai pra cama; a casada vê o que tem na cama e vai pra geladeira.
O que Deus disse depois de criar o homem? R: Tenho que ser capaz de fazer coisa melhor...
O que disse Deus depois de criar a mulher? R: A prática traz a perfeição!

Boa sexta-feira treze a todos.