quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A DIFÍCIL ARTE DE REMOVER PROGRAMAS


Mesmo sendo um sistema eclético, o Windows nos obriga a instalar aplicativos de terceiros para os mais variados fins (eu sei que já disse isso, mas nunca é demais repetir, especialmente em atenção aos recém-chegados), e como não faltam freewares para todos os gostos, acabamos acumulando pencas de inutilitários que ocupam espaço e consomem recursos sem oferecer qualquer contrapartida de ordem prática.
Num mundo ideal, instalaríamos somente o estritamente necessário, mas como não vivemos num mundo ideal, cumpre revisar de tempos em tempos a lista de programas e remover sem dó nem piedade quaisquer penduricalhos inúteis ou desnecessários. Softwares de boa estirpe integram desinstaladores nativos – abra o menu Iniciar, clique em Todos os programas e procure a opção na pasta do ao aplicativo que você deseja remover. Se não houver algo do tipo desinstalarremove ou uninstall, tente comandar a desinstalação via Painel de Controle (no Seven, clique em Programas > Desinstalar um programa; no XP, clique em Adicionar ou remover programas) ou digite o nome e a versão do aplicativo no campo de buscas do Google (ou outro buscador de sua preferência) seguido de termos como desinstalar, removeruninstall ou remove.
Se nada disso resolver:

1.      Clique em Iniciar > Todos os programas, dê um clique direito na entrada referente ao aplicativo e anote o caminho que leva até ele (no campo Destino, o caminho é tudo aquilo que fica à esquerda, antes da barra invertida que precede o nome do programa);
2.      Crie um ponto de restauração do sistema e reinicie o PC no modo de segurança (pesquise o Blog para saber como proceder, se necessário).
3.      Clique em Iniciar>Executar (no Seven, dependendo da configuração, pode ser necessário teclar Windows+R para acessar essa opção), digite msconfig na caixa respectiva e pressione Enter.
4.      Na aba Inicialização, desmarque quaisquer itens que façam referência ao teimoso.
5.      Torne a reiniciar o computador no modo de segurança, localize e delete a pasta do aplicativo rebelde e reinicie o PC no modo normal.
6.      Rode o MV RegClean, o CCleaner, ou o EasyCleaner para limpar o Registro.
7.      Se necessário, apague manualmente a entrada referente ao programa no menu Iniciar e use o campo Pesquisar para localizar e eliminar quaisquer outros resíduos (pastas vazias, atalhos, entradas inúteis, etc.).

ObservaçãoHá casos em que aquilo que você deseja remover é um simples atalho. Para descobrir, clique nele com o botão direito, selecione Propriedades e, no campo Destino, confira o nome do programa ao qual ele está vinculado. Se o aplicativo já tiver sido desinstalado, basta selecionar o atalho inútil e pressionar Delete para eliminá-lo.

Vale lembrar que nem todo freeware é inutilitário e nem todo inutilitário é freeware. A Web está coalhada de programinhas que são uma mão na roda na hora de remover aplicativos inúteis ou problemáticos. O REVO UNISTALLER (cuja versão paga pode ser testada sem despesas por 30 dias) dispara o processo de instalação convencional e complementa o trabalho localizando e submetendo ao usuário quaisquer resíduos que tenham ficado para trás (atalhos, pastas, vazias, chaves inválidas no Registro e por aí vai). Já o ASHAMPOO MAGICAL UNINSTALL, igualmente gratuito, cria uma imagem do sistema antes da remoção, executa uma série de procedimentos para apagar tudo aquilo que você não quer mais e, ao final, gera uma nova imagem do ambiente (simplificando a solução de eventuais problemas).

Até mais ler.