terça-feira, 24 de outubro de 2006

Agradecimentos e avisos aos navegantes...

Gente, antes de qualquer outra coisa eu gostaria de agradecer a todos pelos comentários (tanto aos visitantes tradicionais como aos novos) e dizer que suas dúvidas serão objeto de minha melhor atenção. Entretanto, não dá para assoviar e chupar cana ao mesmo tempo e talvez eu demore um pouco, mas tenciono responder a todas as perguntas formuladas. A propósito, algumas questões merecerão um conteúdo específico; outras serão respondidas dentro do próprio post onde o interessado deixou a dúvida. Assim, se você está aguardando uma resposta, sugiro que volte regularmente até a postagem em questão e clique no link COMMENTS, para ver se eu já não deixei a resposta por lá.
Hoje o dia está meio corrido, de modo que vou me limitar a transcrever aqui um alerta enviado para mim via e-mail - não sei dizer até que ponto a coisa funciona mesmo da maneira descrita, mas como cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, convém ficar de olho aberto:
Se você está acostumado a realizar transações com cartões de débito automático, muito cuidado. Os meliantes sempre imaginam novas maneiras de nos enganar num momento de distração.
Ao efetuar um pagamento via débito automático, o operador passa o cartão, mas não registra o valor e pede que digitemos a senha na maquininha. Só que a gente não percebe que ele não digitou o valor da compra, e ao digitarmos nossa senha, ela aparecerá no display. O vendedor diz que houve um erro e pede outra vez o cartão, que passa novamente - mas desta vez registrando o valor. Aí pede que digitemos a senha outra vez.
Resultado: ele fica sabendo o número do cartão e a senha que a gente usa para validar o pagamento via débito automático. Com base nessas informações, os cartões são clonados e os bandidos fazem diversas compras até que a gente se dê conta e bloqueie o uso do cartão.
Preste muita atenção ao passar o cartão débito e não digite a senha sem antes conferir o valor da compra que deve aparecer no display da maquininha.
Repasse esta informação para seus amigos e tome muito cuidado.