quinta-feira, 5 de abril de 2007

Feliz Páscoa e outros assuntos...

Vou aproveitar o post desta quinta-feira para desejar aos meus visitantes uma Feliz Páscoa, visto que só voltarei a editar o Blog na próxima segunda-feira. Faço votos de que o Coelhinho seja gentil com todos vocês.
Por oportuno, considerando uma dúvida deixada anonimamente na postagem sobre impressoras, vale dizer que as dicas ali apresentadas se referem a modelos ink jet (jato de tinta), ainda que valham também para máquinas matriciais (a não ser quanto ao que foi dito sobre cartuchos de tinta e limpeza das cabeças de impressão, evidentemente).
No alvorecer da computação pessoal, os PCs não passavam de meros substitutos da máquina de escrever, de calcular e do baralho de cartas. Tempos depois, com o advento de novas aplicações e programas mais rebuscados, as lentas e barulhentas impressoras matriciais (que imprimiam caracteres e imagens no papel a partir de pontos formados por agulhas que batiam numa fita tintada) cederam lugar para modelos à jato de tinta - mais rápidas, silenciosas, eficientes e capazes de imprimir imagens coloridas com excelentes resultados e elevadas taxas de resolução.
Essas "novas" impressoras não usam agulhas ou fitas; a tinta é borrifada a partir de uma estrutura composta por bicos (ou canais) ligados a minúsculos furos existentes nos cartuchos, que, por sua vez, são dotados de um transdutor piezelétrico e de um pequeno circuto de controle. Na impressão em cores, três dessas estruturas são geralmente utilizadas - uma para cada cor primária, além do cartucho de tinta preta (as impressoras fotográficas contam ainda com dois cartuchos adicionais, para as cores ciano e magenta claros).
Quando o usuário comanda a impressão de um documento, dois motores atuam sobre mecanismos que movimentam os cartuchos - para a direita ou para a esquerda, traçando as linhas que devem ser impressas - e que deslocam o papel, na medida em que a varredura é completada.
Para finalizar, lembro de ter dito no começo do ano que não deveriam se desesperar aqueles que pediram (mas não ganharam) um PC novinho em folha no Natal, que confiassem no Coelhinho da Páscoa. Pois bem, em sendo o caso, a hora é agora: as lojas estão coalhadas de ofertas, especialmente de computadores com tecnologias que deixaram de ser "de ponta", de certo modo, após o lançamento de novidades como os processadores de dois núcelos e do Windows Vista. Mas é bom tomar muito cuidado... escolher uma máquina de grife não é garantia absoluta de levar para casa um equipamento da melhor qualidade, como discutiremos detalhadamente na próxima postagem.
Abraços a todos e uma ótima Páscoa.