quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

CDs/DVDs

Véspera de Naltal, família reunida em torno da árvore repleta de presentes; você desentoca aquele velho CD de músicas natalinas para tornar o clima ainda mais adequado à festa, mas seu player se finge de morto.
Dentre os fatores que prejudicam a leitura de CDs e DVDs, a sujeira que se acumula na superfície dessas mídias (gordura, suor, poeira etc.) costuma ser o mais comum. Nesses casos, basta pingar algumas gotas de detergente num copo com água, umedecer um pano macio e esfregar gentilmente a superfície do disco - sempre do centro para as bordas, nunca em sentido circular.
Se o disco estiver riscado, uma pequena quantidade de creme dental (ou de um polidor de metais como Kaol) na ponta um cotonete pode solucionar o problema - se nem assim funcionar, tente um kit para recuperação de CDs e DVDs (vendidos em grandes magazines, hipermercados e lojas de produtos eletrônicos).
Caso sua leitora continue se recusando a ler o disco (e o problema não for o próprio drive, coisa que você pode averiguar acessando os dados de uma outra mídia em perfeitas condições), a solução será partir para um programa de recuperação como o CDCheck, gratuito para uso pessoal e disponível em www.kvipu.com/CDCheck/registration.php).
Bom dia a todos.