quarta-feira, 23 de abril de 2008

Uma mão na roda... (continuação)

Prevenir acidentes é dever de todos, e um conjunto básico de softwares de segurança é essencial. Como não compensa fazer economia nesse quesito, o melhor é partir logo para uma solução integrada - também conhecida como pacote (ou suíte) de segurança - que engloba diversos utilitários do mesmo fabricante.
O Norton Internet Security (R$149) encabeça o ranking das suítes mais bem conceituadas, seguido de perto pelos pacotes da Kaspersky e da McAffe (que custam 10% mais e 25% menos, respectivamente). Vale lembrar que, até algum tempo atrás, a McAfee estava oferecendo licenças gratuitas válidas por um ano (mais detalhes na postagem do dia 25 do mês passado).
Se as suítes não forem para o seu bico (ou bolso, melhor dizendo), o Avast e o AVG são os antivírus gratuitos preferidos pelos usuários domésticos (downloads em http://www.avast.com/ e http://www.grisoft.com/, respectivamente). Caso não queira se alinhar com a maioria, experimente o Avira AntiVir Personal Edition Classic (download em http://www.free-av.com/), que também é gratuito e especialmente amigável na coexistência com outros softwares de segurança.
No que diz respeito ao firewall, ainda que o Windows ofereça uma proteção nativa (a partir da versão XP), os especialistas recomendam usar produtos de terceiros. Dentre diversas opções gratuitas, eu sugiro o Zone Alarm (http://www.zonelabs.com/) ou o Comodo Firewall Pro (http://www.comodobr.com/produtos/prd_firewall.php), que são eficientes, simples de instalar e fáceis de configurar).
Já na categoria dos anti-spywares, o Windows Defender (oferecido pela Microsoft para usuários de versões legítimas do Windows) não é tido pela crítica como um primor de eficiência. Assim, sugiro instalar adicionalmente o Ad-Aware (http://www.lavasoft.com/) e o Spybot Search & Destroy (http://www.safer-networking.org/pt/index.html), já que cada um desses programas detecta malwares que os outros nem sempre são capazes de identificar. Quem preferir fugir da mesmice pode tentar o Spyware Terminator (http://www.spywareterminator.com/) - que tem a vantagem de incluir um módulo de proteção em tempo real -, ou o Spyware Doctor 4 (http://www.pctools.com/en/spyware-doctor/), que é shareware, mas oferece uma versão gratuita para avaliação.
Amanhã a gente conclui.