quinta-feira, 24 de abril de 2008

Uma mão na roda... (final)

Para procedimentos de manutenção e limpeza do Registro, tanto o System Mechanic (http://www.iolo.com/sm/7/pro/) quanto o Registry Mechanic (http://www.pctools.com/registry-mechanic/) são excelentes - não há versões gratuitas, mas ambos podem ser utilizados em caráter experimental pelo prazo de 30 dias. Outra opção - menos completa, mas grátis e muito eficiente - é o Advanced WindowsCare (http://www.iobit.com/advancedwindowscareper.html). E se você prefere softwares mais simples a esses "pacotões", considere os freewares CCleaner e/ou o Easy Cleaner (http://www.ccleaner.com/ e http://personal.inet.fi/business/toniarts/ecleane.htm, respectivamente), que eliminam arquivos inúteis, corrigem chaves e entradas inválidas do Registro e oferecem de quebra outros recursos bem legais.

Observação: o Microsoft LiveOncare - cujo link você encontra aqui no Blog - é uma boa opção para quem não tem - ou não quer instalar - ferramentas residentes destinadas a identificar e corrigir problemas do sistema. Você pode executar a verificação completa (que é demorada, mas vale a pena) ou acionar isoladamente os módulos de segurança, limpeza e ajustes.

No campo das configurações avançadas, eu gosto muito do Power Toy Tweak-UI (gratuito, disponível em www.microsoft.com/brasil/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx), mas o Tweak-XP Pro (shareware da Totalidea disponível em http://superdownloads.uol.com.br/download/126/tweak-xp-pro/) também facilita sobremaneira o acesso a diversas funções difíceis de manipular pelos recursos-padrão do Windows. E para desfragmentar o HD, os freewares Defraggler (http://www.defraggler.com/) e Auslogic Disk Defrag (http://www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/download) dão de 10 na ferramenta nativa do Windows. Mas se você puder desembolsar 40 dólares, fique com o excelente PerfectDisk (http://www.raxco.com/), que esbanja eficiência na hora de reorganizar o conteúdo dos drives.
Para quem deseja (ou precisa) vistoriar os componentes do PC sem abrir o gabinete, o Everest Ultimate Edition (http://www.lavalys.com/) checa a configuração completa da máquina, lista o hardware e os softwares instalados e, ainda por cima, monitora a temperatura da placa-mãe. Embora ele seja shareware (a licença custa US$ 34,95), você pode utilizá-lo gratuitamente por um período de tempo limitado. Mas é bom saber que o Fresh Diagnose (gratuito) serve basicamente para a mesma coisa (faça o download em www.freshdevices.com/index.html e aproveite para conferir outras ferramentas bacanas que a Fresh Devices oferece para você instalar "na faixa").
Por último, mas nem por isso menos importante, o ProcessScanner, da Uniblue (http://www.processlibrary.com/processscan/) substitui com vantagens o Gerenciador de Tarefas do Windows, já que este último nem sempre oferece informações inteligíveis sobre os processos e serviços que estão sendo executados. O programinha - que na verdade é um simples arquivo executável - identifica cada um dos processos e informa detalhadamente como eles são iniciados, o que fazem e quem são os fabricantes dos softwares a eles associados, além de alertar para possíveis riscos de segurança. Imperdível.