sexta-feira, 18 de abril de 2008

Wally no Google Earth

No final da década de 1980, o ilustrador britânico Martin Handford criou um "turista" vestido com uma indumentária estapafúrdia (veja ilustração) que "escondia" em ilustrações extremamente rebuscadas. Encontrar Wally virou mania, e seus livros (mais de 40 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo) encabeçaram a lista de best-seller do New York Times por mais de dois anos.
O Google Earth também é um sucesso: com respeitáveis 350 milhões de downloads (até fevereiro passado) em 13 idiomas, o programa serve para uma porção de coisas, desde acompanhar focos de incêndios, inundações, terremotos e tsunamis, até a mais pura diversão - atire o primeiro satélite quem nunca tentou localizar sua casa nos mapas do Google.
Já a estudante canadense de arte Melanie Coles teve a idéia de combinar os dois sucessos para criar um terceiro: ela pintou em vinil um Wally de 16 metros, prendeu-o no telhado de um prédio, em Vancouver, e desfiou os internautas a encontrá-lo no serviço de imagens de satélite do Google.
A idéia deu tão certo que, ao cabo de poucos dias, o "Wally de Vancouver" era assunto de jornais, sites e blogs do mundo inteiro. Entretanto, como o Google compila fotos obtidas por diversos satélites (abrangendo 1/3 da superfície do planeta e metade da área povoada) e leva de alguns meses a 3 anos para atualizar as imagens, talvez você precise esperar um pouco para começar sua busca ao Wally.
E para não ficarmos sem o tradicional humor de sexta-feira, seguem algumas frases (filosóficas) relacionadas à informática:

- Não ouse pegar esse telefone só para pedir socorro aos bombeiros! Estou no meio de um download!

- Jamais deixe seu computador saber que você está com pressa!

- Existem dois tipos de usuários no mundo da informática, os que já perderam um HD e os que vão perder um dia.

- Abençoados sejam os pessimistas, pois eles fizeram backups.

- O Natal dos internautas é diferente: Papai Noel desce pelo cabo do modem, sai pela porta serial e diz "Feliz Natal, ROM, ROM ROM!"

- Elas usam Sempre Livre... Eu uso Modems.

- Masturbação, a versão humana do Autoexec.bat.

- Os computadores foram criados para resolver problemas que não existiam quando não havia computadores.

Bom final de semana prolongado a todos e até terça, se Deus quiser.