quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cautela e canja de galinha... (conclusão)

Antivírus baseados unicamente em assinaturas não oferecem proteção contra malwares recém-surgidos (ameaças do dia zero) ou que tentam escapar da detecção criando mais variantes do que os laboratórios de segurança são capazes de analisar. Então, caso seu antivírus não seja capaz de fazer detecções pró-ativas baseadas em análises comportamentais (que não dependem de assinaturas completas para detectar códigos maliciosos), aprimore a segurança do sistema instalando o ThreatFire (http://www.threatfire.com/) - freeware da PC Tools que acrescenta uma camada adicional de proteção baseada em comportamento -, mas note que a versão 3.5 conflita com o AVG (a PC Tools está trabalhando para corrigir o problema, e um fix deve ser lançado em breve).
Outra ferramenta poderosa é o VirusTotal (www.virustotal.com/pt/), que permite verificar (com mais de 30 soluções diferentes) se um arquivo suspeito está mesmo infectado. A Hispasec (criadora do serviço em questão) disponibiliza também o VirusTotal Uploader, que permite enviar arquivos para teste simplesmente clicando sobre eles com o botão direito do mouse - da mesma forma como se faz para varrê-los com um antivírus residente. O download desse programinha pode ser feito em www.virustotal.com/metodos.html.
Habitue-se também a obter regularmente uma segunda opinião sobre a saúde de seu sistema utilizando serviços como o Microsoft Live OneCare (http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm), o HouseCall (http://housecall.trendmicro.com/), o F-Secure Online VirusScanner (http://support.f-secure.com/enu/home/ols.shtml) ou o BitDefender Online Scanner (http://www.bitdefender.com/scan8/ie.html), que não só identificam, mas também removem vírus, trojans, spywares e outras pragas (ao contrário de outros serviços on-line, que apenas apontam os problemas e sugerem a aquisição das solução pagas para proceder às necessárias correções).
Por último, mas nem por isso menos importante, vale lembrar que o SPAM, além de altamente incomodativo, pode também ser perigoso, especialmente quando traz links que remetem a páginas maliciosas e/ou downloads de pragas virtuais. Então, o jeito é acrescentar um filtro a seu arsenal de segurança – como o freeware Spamgourmet, por exemplo, que além de rápido e eficiente, é fácil de configurar e usar (mais informações e download em http://www.spamgourmet.com/).

Boa sorte.