Outra ferramenta poderosa é o VirusTotal (www.virustotal.com/pt/), que permite verificar (com mais de 30 soluções diferentes) se um arquivo suspeito está mesmo infectado. A Hispasec (criadora do serviço em questão) disponibiliza também o VirusTotal Uploader, que permite enviar arquivos para teste simplesmente clicando sobre eles com o botão direito do mouse - da mesma forma como se faz para varrê-los com um antivírus residente. O download desse programinha pode ser feito em www.virustotal.com/metodos.html.
Habitue-se também a obter regularmente uma segunda opinião sobre a saúde de seu sistema utilizando serviços como o Microsoft Live OneCare (http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm), o HouseCall (http://housecall.trendmicro.com/), o F-Secure Online VirusScanner (http://support.f-secure.com/enu/home/ols.shtml) ou o BitDefender Online Scanner (http://www.bitdefender.com/scan8/ie.html), que não só identificam, mas também removem vírus, trojans, spywares e outras pragas (ao contrário de outros serviços on-line, que apenas apontam os problemas e sugerem a aquisição das solução pagas para proceder às necessárias correções).
Por último, mas nem por isso menos importante, vale lembrar que o SPAM, além de altamente incomodativo, pode também ser perigoso, especialmente quando traz links que remetem a páginas maliciosas e/ou downloads de pragas virtuais. Então, o jeito é acrescentar um filtro a seu arsenal de segurança – como o freeware Spamgourmet, por exemplo, que além de rápido e eficiente, é fácil de configurar e usar (mais informações e download em http://www.spamgourmet.com/).
Boa sorte.