quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cuidados ao fazer compras pela Net

Complementando o que foi dito nas postagens anteriores - e considerando que comprar pela internet é hábito de milhões de brasileiros -, vamos relembrar algumas dicas para aumentar as chances de seus presentes chegarem até a árvore de Natal. Confira:

1 - Antes de fazer suas compras, certifique-se de que seu antivírus e aplicativo de firewall estejam ativos, atualizados e adequadamente configurados. Evite usar computadores de amigos, de lan houses e de cybercafés.

2 - Fuja das arapucas. Veja se a loja existe "fisicamente", consulte o respectivo CNPJ pelo "registro.br" e acesse as impressões e comentários deixados por outros clientes. Assegure-se de que o URL do site comece por "https://" (o "s" adicional sugere um ambiente seguro) e dê duplo clique sobre o pequeno cadeado no canto inferior direito da janela do navegador, para visualizar o certificado que comprova a identidade do site.

3 - Estabelecimentos idôneos costumam disponibilizar várias opções de pagamento, operar com diversas bandeiras de cartão de crédito e oferecer serviço de acompanhamento do pedido. Fuja de lojas desconhecidas, com preços muito abaixo da média do mercado e que só aceitem pagamento via boleto bancário.

4 - Salve e imprima todos os dados da transação (condições, prazos e e-mails trocados com o suporte), de maneira a ter elementos para uma eventual reclamação ou processo.

5 - Cuidado com o phishing. Se você não estiver cadastrado no site de uma loja e receber e-mails com ofertas tentadoras, desconfie. Para ter certeza, acesse o site da loja digitando a URL na barra de endereços e confira se a promoção realmente existe.

Boas compras.