quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mais dicas

Já vimos que é possível ganhar espaço na tela configurando o Windows para ocultar automaticamente a Barra de Tarefas. Hoje, veremos mais algumas “sutilezas” dessa barra. Acompanhe:

1 – Por padrão, a Barra de Tarefas “desaparece” quando uma aplicação é executada em tela inteira, mas é possível mantê-la sempre visível (sobreposta à janela ativa) dando um clique direito sobre ela, selecionando Propriedades, marcando a opção “Manter a barra de tarefas sobre as outras janelas” e clicando em Aplicar e em OK.

2 – Também por padrão, a Barra de Tarefas fica posicionada sobre a borda inferior da tela, mas você pode deslocá-la para as laterais ou para o topo clicando sobre ela e, com o botão do mouse pressionado, arrastando-a para a posição desejada (antes de fazer essa modificação, todavia, dê um clique direito num ponto vazio da barra e assegure-se de que a opção “Bloquear a barra de tarefas” esteja desmarcada).

3 – Quando muitas aplicações estão abertas, o Windows cria novas linhas para que a Barra de Tarefas exiba todas as janelas, quando então surgem duas setas no final da barra - para cima e para baixo -, para que usuário possa passar de uma linha para a outra. Entretanto, é possível modificar a largura da barra posicionando o mouse em sua borda e arrastando-a para cima, até encontrar o tamanho desejado (essa reconfiguração também requer que a opção “Bloquear barra de tarefas” esteja desmarcada).

4 - Cada janela aberta no sistema cria um botão na Barra de Tarefas (daí o nome da barra). Ao clicar nesses botões com o botão esquerdo do mouse, você minimiza (ou restaura, conforme o caso) as janelas correspondentes, com o botão direito, você abre um menu suspenso com diversas opções, inclusive a de fechar a janela.

5 - Para aumentar ou diminuir o tamanho dos botões da Barra de Tarefas, clique em Propriedades > Aparência > Avançada e, na lista de itens, selecione Botões de Legenda. Depois, é só ajustar o tamanho dos botões, clicar em OK, em Aplicar, e em OK novamente.

Bom dia a todos e até mais ler.
Postar um comentário