quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

NEXUS e VISTA START MENU

Diversas postagens aqui do Blog remetem a sugestões de programas (muitos deles gratuitos) destinados a realizar procedimentos de manutenção, aprimorar o desempenho do sistema e tornar o computador mais seguro em relação a malwares e invasões virtuais. No entanto, “nem só de pão vive o homem” – e, como dizia Vinícius, “beleza e fundamental”.

Para quem gosta de personalizar sua área de trabalho, seja tornando a interface parecida com as das versões mais modernas do Windows, seja acrescentando firulas e embelezamentos diversos, o NEXUS é uma boa pedida. Além de inúmeras possibilidades de configuração (quantos docks exibir, onde exibir, agrupar ou não atalhos de tarefas semelhantes, tamanho dos ícones, opacidade, efeitos diferenciados para cada ação e muitos mais), ele oferece acesso rápido a qualquer aplicativo e permite monitorar o uso do processado e da memória RAM. (Mais informações e download no site do fabricante http://www.winstep.net/nexus.asp).
E no caso de você estar enjoado do menu Iniciar padrão do XP, não deixe de conhecer o Vista Start Menu, cujo layout aprimorado e interface diferenciada permitem acessar todos os programas instalados sem precisar navegar por vários níveis de menus. (Para mais informações e download, visite http://www.vistastartmenu.com/pt/index.html).

Observação: Antes de qualquer modificação no sistema, mesmo que seja uma pura e simples instalação de software, não deixe de criar um ponto de restauração (no XP, clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema). Assim, caso algo não saia como esperado, fica bem mais fácil fazer com que tudo volte a ser como antes no quartel de Abrantes.

Tenham todos um ótimo dia.