quarta-feira, 8 de junho de 2011

Revisitando os drivers (terceira parte)

A instalação/atualização manual de drivers implica em perder horas e horas atrás das versões adequadas. Em plataformas on-board, a maioria desses programinhas pode ser obtida no site do fabricante da placa-mãe (anote a marca e o modelo que são exibidos na tela quando você liga o computador ou, na pior das hipóteses, o código que pode ser pesquisado em sites como o www.wimsbios.com). Já em sistemas off-board, o processo é bem mais trabalhoso, pois será preciso recorrer a ferramentas como o Hardware Info, o  PC Wizard ou o Everest para identificar a marca e o modelo de cada dispositivo antes de dar início à busca das versões apropriadas.
Depois de localizar, baixar e salvar os drivers no seu PC, você terá de instalá-los um a um, mas não deixe de criar um ponto de restauração do sistema para garantir que a reversão seja feita mais facilmente, se necessário. No XP, clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema, marque a opção “Criar um ponto de restauração” e siga as instruções na tela.
Drivers obtidos por download podem vir como arquivos executáveis (para a felicidade dos usuários, pois basta dar duplo clique sobre eles, seguir as instruções do assistente e, ao final, reiniciar o sistema para que o processo surta efeito) ou em pastas onde você precisa localizar o executável – install.exe ou setup.exe no mais das vezes – para disparar a instalação. (Caso não haja nenhum desses arquivos, procure um que tenha a extensão *.inf, dê um clique direito sobre ele e selecione a opção "Install").
Os drivers podem vir ainda em pastas compactadas (que não raro trazem diversas versões, inclusive para Windows 32 e 64 bits), caso em que você deve descompactar os arquivos e examiná-los cuidadosamente para localizar a opção adequada, e só então seguir os passos sugeridos no parágrafo anterior.
Outra maneira de instalar drivers consiste em abrir o Gerenciador de Dispositivos (dê um clique direito no ícone Meu Computador, clique em Propriedades, acesse a aba Hardware e clique no botão correspondente), selecionar o componente desejado, dar um clique direito sobre ele, escolher a opção Atualizar driver no menu suspenso e seguir as instruções do Assistente para Atualização de Hardware.
Amanhã a gente conclui.
Abraços e até lá.