terça-feira, 5 de julho de 2011

Registro, limpeza e otimização (parte 2)

Vimos que o Registro é um banco de dados dinâmico e, por conta disso, submetido a freqüentes modificações que não raro geram chaves e/ou entradas de valores inúteis ou inválidas, e cujo acúmulo acaba fatalmente comprometendo a estabilidade e a performance do computador.
Infelizmente, o Windows não dispõe de uma ferramenta nativa para a otimização do Registro, e a despeito de ser possível (em tese) fazê-lo manualmente, seria preciso vasculhar dezenas de milhares de entradas e identificar o que pode ou não ser excluído - exigindo conhecimentos que a maioria dos usuários comuns não possui.
Assim, o jeito é recorrer a otimizadores de terceiros, como o excelente freeware  CCleaner (focado em diversas postagens) ou, entre as opções pagas, o  Norton Utilities, da Symantec, e o System Mechanic, da IOLO (que podem ser avaliados gratuitamente por 30 dias, tempo mais do que suficiente para você “dar uma geral” no seu sistema). No entanto, devo dizer que fiquei muito bem impressionado com o  ERUNT e o  MV REGCLEAN 6.O, que eu testei recentemente (após executá-los, o Registro do meu XP “encolheu” de 11 para apenas 3 MB!).
O primeiro não só automatiza a criação de backups do Registro, mas também disponibiliza um módulo (NTREGOPT) para sua otimização. No entanto, embora sejam necessários poucos cliques do mouse para executá-lo, entender seu funcionamento demanda uma leitura atenta da documentação que o acompanha e das informações disponibilizadas no site do fabricante. Já o segundo é a nova edição do tradicional REGCLEAN, do brasileiro Marcos Velasco, que agora remove um número maior de chaves inválidas, oferece uma interface gráfica mais bonita e amigável e embute a opção de restauração no próprio programa. Vale conferir.
Já para proceder a configurações avançadas (que não são disponibilizadas via interface do sistema, ferramentas nativas ou miniaplicativos do Painel de Controle), os freewares X-Setup Pro e Tweak UI são os meus preferidos, pois permitem fazer uma vasta gama de ajustes com poucos cliques, desobrigando-nos da trabalheira e dos riscos inerentes à edição manual do Registro.
Amanhã a gente conclui; abraços e até lá.