quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ícones, etc. (continuação)

O termo “ícone”, que remete originalmente a pinturas religiosas expostas em igrejas ou levadas pelos exércitos em suas batalhas, também é usado para definir pequenas imagens mnemônicas que permitem executar diversas ações sem a necessidade de memorizar e digitar comandos complexos. O Windows integra um vasto leque de ícones nativos e os associa a uma porção de itens, mas, uma vez que o sistema é nosso, nada nos impede de redefini-los, desde que entendamos o que eles representam. Nem todos os ícones são passíveis de personalização, mas a maioria (de pastas e atalhos em geral a elementos da área de trabalho, passando pela Barra de Inicialização Rápida e por alguns arquivos do sistema) pode ser modificada facilmente. Antes, porém, crie uma pasta em Meus documentos (ou na própria Área de Trabalho), batize-a como “Ícones”, faça uma busca em sites como http://www.dotico.com/http://www.iconspedia.com/ ou http://www.iconfinder.com/, por exemplo, e salve nela as figurinhas que mais lhe agradarem (são centenas de milhares de possibilidades). Com a pastinha devidamente abastecida, comece sua personalização pelos ícones da Área de Trabalho:

1 – Dê um clique direito num ponto vazio da tela, selecione Propriedades, clique na aba Área de Trabalho e em Personalizar a área de trabalho.
2 – Na caixa de diálogo Itens da Área de Trabalho, selecione o ícone desejado e clique em Alterar Ícone. (A caixa de diálogo Alterar Ícone é aberta, mostrando todos os ícones no arquivo atualmente selecionado; nela, você pode especificar os ícones que são mostrados por padrão na área de trabalho).
3 – Para escolher ícones não exibidos, clique em Procurar e, na caixa de diálogo Alterar Ícone, navegue pelos ícones que você baixou, selecione o que deseja usar, clique em Abrir e depois em OK.
4 – Quando terminar, clique em OK e, na caixa de diálogo Propriedades de Vídeo, clique em OK para aplicar as alterações.

Veja agora como alterar os demais ícones de pastas e atalhos do Desktop. Para personalizar uma pasta:

1 – Dê um clique direito sobre a pasta, selecione Propriedades, clique na aba Personalizar e veja que tanto é possível colocar uma imagem (no modo de exibição “miniaturas”) quanto alterar o ícone que a representa.
2 – Na caixa de diálogo Alterar Ícone, clique em Procurar, navegue até o novo ícone que deseja usar, clique em Abrir, em OK, e depois em OK novamente, para aplicar a alteração.

Para personalizar um ícone de atalho (ou dos itens da Barra de Inicialização Rápida, que também são simples atalhos):

1 – Dê um clique direito sobre o atalho, clique em Propriedades>Atalho>Alterar Ícone>Procurar.
2 – Navegue até o ícone desejado, selecione-o, clique em Abrir, em OK e em OK novamente, para aplicar a alteração.

Icones de arquivos com extensões comuns (DOC, HTML, etc.) não são acessíveis individualmente, mas é possível alterá-los via Painel de Controle:

1 – Abra Opções de Pasta, clique na aba Tipos de Arquivo e selecione o arquivo desejado.
2 – Clique em Avançado e, na caixa de diálogo Editar Tipo de Arquivo, clique em Alterar Ícone.
3 – Clique em Procurar, navegue até o ícone que deseja usar, selecione-o, clique em Abrir, em OK e em Fechar.

Você pode ainda criar seus próprios ícones com o Paint:

1 – Clique em Imagem>Atributos, preencha as caixas Largura e Altura com o valor 32 (dimensões oficiais de um ícone).
2 – Em Exibir, clique em Zoom>Personalizar, escolha a opção 800% e faça o desenho ou edite uma imagem pré-existente (para visualizar melhor cada ponto na tela, clique em Exibir>Zoom>Mostrar Grade).
3 – Dê um nome ao arquivo e salve-o com a extensão ICO.

Observação: Note que é bem mais fácil fazer esse trabalho com o freeware Criador de Ícones (mais informações e download em http://www.baixaki.com.br/download/criador-de-icones.htm).

Amanhã tem mais; abraços e até lá.