segunda-feira, 12 de março de 2012

Segurança, antivírus online e outras considerações


... É dever de todos, e como navegar na Web está mais para um safári do que para um bucólico passeio no parque, é imprescindível manter as defesas atualizadas e executar varreduras “on demand” para identificar e neutralizar eventuais ameaças que a proteção em tempo real possa ter deixado passar.
Considerando que nenhuma ferramenta é 100% confiável, vale também obter uma segunda opinião sobre a saúde do sistema com um serviço online de confiança e submeter elementos suspeitos ao Virustotal, que reúne mais de 40 ferramentas de análise (com o uploader gratuito, bastam uns poucos cliques você para conferir a idoneidade de downloads, anexos de email, URLs e outros itens potencialmente duvidosos).
Igualmente recomendável é rodar quinzenalmente o MS Safety Scanner  (note que ele não substitui um antivírus residente que ofereça proteção em tempo real).  Depois de baixar a versão adequada ao seu sistema, dê duplo clique sobre o executável, aceite o contrato de licença, clique em Avançar nas duas telas seguintes, selecione a opção de varredura desejada, torne a clicar em Avançar e aguarde o resultado – que pode demorar de muitos minutos a algumas horas, dependendo das características do seu computador.

Observação: O Safety Scanner expira 10 dias após o download; para rodar uma nova verificação com as definições atualizadas, torne a baixar o executável a partir do site da Microsoft.

Amanhã a gente continua; abraços e até lá.