terça-feira, 17 de abril de 2012

Personalizar o WINDOWS com ferramentas de TWEAK

Apesar de ser extremamente personalizável, o Windows “esconde” a maioria de suas configurações avançadas nos meandros do REGISTRO, cuja edição manual deve ser procedida apenas por usuários experientes e, mesmo assim, após a criação de um ponto de restauração e de um backup da chave a ser modificada (qualquer alteração indevida ou mal sucedida pode comprometer a estabilidade do sistema).

Observação: Sempre que trocamos o plano de fundo da Área de Trabalho, modificamos as propriedades da Barra de tarefas ou implementamos qualquer outro ajuste no Windows, estamos atuando sobre o Registro, embora isso ocorra de forma transparente, pois as modificações são levadas a efeito através de menus da interface gráfica ou de miniaplicativos do Painel de Controle. Entretanto, há situações em que precisamos fazer edições diretas no Registro, e se o REGEDIT é um parque de diversões para usuários avançados, os menos experientes podem vê-lo como a reedição digital da Caixa de Pandora (onde, segundo a mitologia grega, Zeus teria trancafiado todos os males do mundo).

Se você pesquisar o Blog, encontrará dúzias de postagens com dicas envolvendo o REGEDIT (editor padrão do Registro do Windows), mas o ideal é utilizar ferramentas de Tweak, que oferecem miríades de possibilidades de configuração, resumos explicativos e comandos executáveis mediante simples cliques do mouse. Com elas, você não só reduz drasticamente as possibilidades de danificar o sistema, mas também pode desfazer facilmente as alterações, caso necessário.
Se você usa o XP, eu recomendo o Tweak-UI – que faz parte dos XP Power Toys desenvolvidos (mas não suportados) pela própria Microsoft – ou o X-Setup Pro, cuja interface amigável, o auxílio de assistentes e as dicas esclarecedoras permitem ajustar mais de 1.900 configurações do XP de forma simples, segura e fácil de reverter.
Caso já tenha migrado para o Seven, sem embargo das diversas sugestões apresentadas em outras postagens, não deixe de conhecer o TweakNow WinSecret, que é gratuito e permite acessar uma vasta gama de ajustes. Ainda que não ofereça interface em português, ele é intuitivo, fácil de usar e compatível também com as versões XP, Vista e Eight do Windows.
Já se você preferir uma opção ainda mais completa, instale o TweakNow PowerPack 2012, que disponibiliza uma porção de funções adicionais.
Até mais ler.