terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VOCÊ CONHECE O SEU TECLADO? (parte 2)


Na extremidade direita do teclado fica o bloco numérico, cuja função, como vimos, depende da tecla Num Lock. Ativada (led aceso), ela dá acesso aos algarismos de 0 a 9, ponto decimal e sinais de + (adição), - (subtração), * (multiplicação) e / (divisão) organizados como numa calculadora. Desativada (led apagado), as teclas 8, 4, 6 e 2 assumem as funções de seta para cima, seta para a esquerda, seta para a direita e seta para baixo, e 7, 9, 1 e 3 remetem a HOME, PAGE UP, END e PAGE DOWN, respectivamente. Note que é possível usar o bloco numérico para executar cálculos simples com a Calculadora do Windows. Para tanto, clique em IniciarTodos os ProgramasAcessórios > Calculadora pressione a tecla Num Lock (o led deve permanecer aceso). Usando o teclado numérico, digite o primeiro número do cálculo, digite + para adicionar, - para subtrair, * para multiplicar ou / para dividir, digite o próximo número do cálculo e pressione ENTER para obter o resultado.

Observação: Para economizar espaço, notebooks de pequenas dimensões geralmente não trazem o bloco numérico, mas costumam dar acesso a uma porção de funções adicionais mediante o pressionamento conjunto da tecla Fn com outras que exibem símbolos serigrafados na cor azul. Para saber mais, consulte a documentação do aparelho ou o site do fabricante.

As teclas localizadas entre o teclado alfanumérico e o bloco numérico (e suas respectivas funções) são as seguintes:

Insertdefine se os caracteres adicionados a um texto serão inseridos (o texto original é empurrado para diante pelo cursor) ou sobrescritos (o texto original é substituído pelos novos caracteres à medida que eles são digitados);

Home e Endmovem o cursor para o começo ou para o final de uma linha (ou para a parte superior ou inferior de uma página da Web);
Page Up e Page Down – movem o cursor (ou a webpage) para cima ou para baixo;

Delete (Del) – apaga o caractere à direita do cursor ou o texto selecionado (no Windows, essa tecla move o item selecionado para a Lixeira).

Teclas de navegaçãopermitem mover o cursor e navegar por documentos e páginas da Web de acordo com a direção das setas.

Observação: Alguns teclados trazem ainda rodas de scroll, de zoom, botões para acesso rápido a programas, arquivos ou comandos, controles de volume e outras papagaiadas. Para saber mais sobre esses recursos, consulte a documentação do dispositivo ou o site do fabricante.

Para não estender demasiadamente esta postagem, a relação dos atalhos de teclado – combinações de duas ou mais teclas que, pressionadas em conjunto, dão acesso rápido a uma vasta gama de ações – vai ficar para a próxima postagem. Sugiro imprimir a lista e mantê-la à mão para futuras referências, pois memorizá-la é praticamente impossível.

Observação: Os atalhos são assim chamados porque “cortam caminho” para a execução de tarefas que, com o uso do mouse, exigiriam uma longa sequência de cliques. Para utilizá-los, mantenha pressionada a tecla de controle e em seguida pressione a(s) tecla(s) de combinação. Note que praticamente qualquer ação ou comando feito com o mouse pode ser realizado mais rapidamente através desses atalhos – desde que você conheça o “caminho das pedras” –, e que, além dos atalhos nativos do Windows e de outros aplicativos, é possível criar versões personalizadas para abrir rapidamente os programas que você utiliza regularmente (para saber como, clique aqui).

Abraços e até amanhã.