quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

TEMPESTADES DE VERÃO

Ainda que os tradicionais “filtros de linha” permitam conectar vários aparelhos numa única tomada, eles não filtram coisa alguma e tampouco oferecem proteção adequada contra distúrbios da rede elétrica ou sobretensões decorrentes de relâmpagos e assemelhados.
Como seguro morreu de velho, o melhor a fazer é desligar da tomada todos os eletroeletrônicos tão logo os primeiros sinais da aproximação de uma tempestade de verão assomem no horizonte (mesmo que não esteja relampejando, rajadas de vento podem derrubar árvores, causar acidentes e provocar interrupções inesperadas no fornecimento de energia).
Quanto ao PC, embora estabilizadores de tensão e no-breaks ofereçam um nível de proteção aceitável, a prudência recomenda encerrar os trabalhos em andamento, fechar os aplicativos e desligar tudo, inclusive o modem e o roteador.

Observação: Se você estiver pensando em adquirir um no-break, prefira um modelo online, já que as versões offline – mais baratas – usam a energia da tomada até que um problema na rede seja detectado, e só então passam a alimentar o computador pela bateria interna.

Boa chuva a todos e até a próxima.
Postar um comentário