quarta-feira, 11 de setembro de 2013

WINDOWS 7 - COMO INSTALAR NOVAS FONTES e WALLPAPERS


O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio, com a experiência dos outros.

A postagem anterior pode não ter rendido muitos comentários, mas trouxe três emails de usuários de versões de entrada do Seven - dois buscando modificar o plano de fundo de suas áreas de trabalho e um desejando agregar novas fontes ao sistema. Embora eu lhes tenha respondido diretamente, não custa relembrar que essas questões já foram abordadas anteriormente (bastava recorrer ao campo de buscas do Blog para descobrir o caminho das pedras), mas, considerando que as informações possam interessar a outros leitores, vá lá que seja:

Nas edições mais recentes do Windows, modificar o plano de fundo (ou papel de parede) exige apenas que o interessado dê um direito num ponto vazio do Desktop, selecione Personalizar/Plano de Fundo da Área de Trabalho/Procurar e então escolher o arquivo desejado e definir a Posição da Imagem. Caso a ideia seja alternar as imagens como numa projeção de slides, basta ajustar o intervalo em Alterar Imagem a Cada: e confirmar em Salvar AlteraçõesNo entanto, por qualquer motivo incerto e não sabido, a Dona Microsoft dificultou a vida dos usuários do Windows 7 SE, aos quais resta editar manualmente o Registro para trocar seu wallpaper (o que não é recomendável) ou recorrer a programas de terceiros como o StarterBackground Changer (para instruções em inglês sobre como utilizar o programinha, clique aqui). Já se você é o feliz proprietário de um PC com o Seven Home Basic, poderá mudar seu wallpaper acessando o Painel de Controle, clicando em Aparência > Vídeo > Plano de Fundo da Área de Trabalho, mas se quiser configurar a troca de imagens em intervalos pré-definidos, terá de recorrer a programinhas como o Any-Wallpaper ou o OceanisChange Background.

Observação: O Seven disponibiliza por padrão um portfólio de paisagens relacionadas com o país que você, o integrador ou o fabricante do seu computador declarou como “de origem” por ocasião da instalação. No entanto, é possível ampliar o leque de opões teclando Windows+R, digitando C:\Windows\Globalization\MCT na caixa do menu Executar e teclando Enter para explorar os arquivos correspondentes aos demais países (vide ilustração acima, à esquerda).
Já para adicionar novas fontes ao Seven, esqueçam a caixa de diálogo Adicionar Fontes, que serviu fielmente o Windows nos últimos vinte anos. Basta baixar a fonte desejada de algum repositório confiável, descompactar o arquivo, dar duplo clique sobre o arquivo resultante e, na janela que se abrirá em seguida, pressionar o botão Instalar.

Abraços e até mais ler.