terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PENDRIVE - VÍRUS DE ATALHO

VOCÊ NÃO TEM MEDO DO ESCURO, MAS SIM DO QUE ESTÁ NELE. 

Dias atrás, uma antiga leitora pediu ajuda para neutralizar um vírus de atalho, e eu lhe enviei um tutorial que, com um pouco de sorte, pode ter posto fim ao seu calvário).
Considerando que os pendrives se tornaram extremamente populares, existe um grande risco de você ter o seu infectado por programinhas maliciosos, notadamente se costuma utilizá-los em máquinas públicas (de escolas, cybercafés e que tais) ou em computadores do escritório, de parentes, amigos ou conhecidos.
Enfim, o vírus de atalho cria atalhos indesejados no pendrive o acesso a eles. Para resolver esse problema, assegure-se primeiramente de que seu PC esteja devidamente saudável (atualize seu antivírus, faça uma varredura completa e em seguida obtenha uma segunda opinião com o Housecall.Trendmicro ou o Kaspersky –, que removem as ameaças identificadas durante a varredura). Feito isso:
  1. Plugue o pendrive na portinha USB e abra a pasta com os arquivos, tomando o cuidado de não clicar em nenhum atalho.
  2. Digite cmd no campo de pesquisa do menu Iniciar, dê um clique direito no arquivo cmd.exe e selecione a opção Executar como administrador.
  3. Na janela do prompt, logo depois de C:\WINDOWS\system32> digite attrib -h -r -s /s /d X:\*.*, substituindo o X pela letra correspondente ao seu pendrive, e então tecle Enter e aguarde a conclusão do processo (se você for solicitado excluir o vírus ou movê-lo para a quarentena, dê sua permissão).
  4. Depois de atestar a saúde do seu pendrive, não deixe de imunizá-lo com o freeware Panda USB Vaccine.
Existem outras maneiras de tentar resolver o problema. Se este tutorial não lhe ajudar, experimente escarafunchar os sites dos principais fabricantes de antivírus, pois muitos disponibilizam instruções para a remoção manual de pragas ou programinhas gratuitos que se encarregam dessa tarefa.
Boa sorte.

EM TEMPO: Os pendrives são componentes relativamente baratos, mas nem por isso você deve jogá-los fora no caso de os dados ficarem corrompidos. Se você plugar seu chaveirinho no PC receber uma mensagem dando conta de que é necessário formatar o dito cujo, clique em Iniciar > Computador, dê um clique direito na unidade que corresponde ao pendrive e selecione a opção Formatar...  Na tela seguinte, escolha o Sistema de Arquivos desejado, insira um novo nome no campo Rótulo do volume, desative a opção Formatação rápida e então clique no botão Iniciar.

Um ótimo dia e até mais ler.
Postar um comentário