quarta-feira, 9 de abril de 2014

RESTAURAÇÃO DO WINDOWS 7 COM O SYSTEM RESTORE MANAGER

O DINHEIRO NÃO CRIA O SUCESSO, MAS SIM A LIBERDADE DE CRIAR O SUCESSO.

Vimos no post anterior como habilitar a restauração do sistema no Windows 7 e como usar o QWICK RESTORE MAKER no caso de problemas com a ferramenta nativa do sistema.
Volto agora ao assunto para lembrar que os pontos de restauração ocupam um bocado de espaço em disco, e como eles têm data de validade (em tese, se seu sistema está redondinho, basta armazenar o último ponto criado). Aliás, o próprio Windows se encarrega dessa faxina a cada noventa dias, embora você passa comandá-la manualmente a qualquer momento (veja detalhes de como fazer isso na postagem de ontem).
O grande inconveniente de se usar a ferramenta nativa para a exclusão de pontos obsoletos consiste no fato de ela permitir visualizá-los, mas não selecioná-los – ou seja, as opções se limitam a remover todos (menos o último) ou nenhum deles.

Observação: Para remover todos os pontos de restauração, inclusive o mais recente, abra o menu Iniciar, dê um clique direito em ComputadorPropriedades > Proteção do sistema > Configurações de Proteção > Configurar > Uso do Espaço em Disco > Excluir > Continuar > OK.

Tudo bem que um sistema que esteja funcionando redondinho não precisa de mais que o último ponto criado, e ainda assim como medida de extrema cautela – pelo menos em tese. Além disso, a ferramenta cria novos pontos em intervalos regulares ou sempre que detecta modificações abrangentes no sistema (como atualizações feitas através do Windows Update, por exemplo). No entanto, a boa notícia é que com o auxílio do freeware System Restore Manager.
O programinha é portátil – ou seja, dispensa instalação; basta você fazer o download, extrair os arquivos da pasta zipada, armazená-los no local de sua preferência e criar um atalho do executável no menu Iniciar, na Barra de Tarefas, ou na própria Área de Trabalho. Feito isso:

·        De duplo clique sobre o executável para abrir o programinha com a lista dos pontos de restauração existentes e demais comandos. O ponto mais recente é marcado em verde e o mais antigo, em azul claro.
·        Para criar um novo ponto de restauração em tempo real, clique em Create.
·        Para restaurar o sistema a um ponto anterior, selecione-o e clique em Restore.
·        Para eliminar pontos de restauração indesejados, selecione-os (individualmente) e clique em Delete.
·        Para gerenciar o espaço reservado ao armazenamento dos pontos, selecione a unidade desejada e digite a quantidade máxima de espaço a ser utilizado (no Seven, o padrão é de 5%).
·        Também é possível alterar a frequência com que novos pontos são criados automaticamente e sua respectiva vida útil (que no Seven são, por padrão, de 24 h e 90 dias). Feitas as modificações, clique em Change e em Close para validá-las.

Abraços e até mais ler.