quinta-feira, 15 de maio de 2014

ÍCONES – PERSONALIZAÇÃO

O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO.

O termo “ícone”, que remete originalmente a pinturas religiosas expostas em igrejas ou levadas pelos exércitos em suas batalhas, também é usado para definir pequenas imagens mnemônicas que permitem ao usuário executar diversas ações no computador sem que seja preciso memorizar e digitar comandos complexos.
O Windows integra um vasto leque de ícones nativos e os associa a uma porção de itens, mas o sistema é seu e nada o impede de redefini-los, desde que você entenda o que eles representam.
Antes, porém, crie uma pasta com o nome Ícones, navegue por websites que disponibilizam essas figurinhas para download (a título de sugestão, clique aquiaqui e aqui) e baixe e salve as que mais lhe agradarem .

Observação: Nem todos os ícones são passíveis de personalização, mas a maioria (de pastas e atalhos em geral a elementos da Área de Trabalho, passando pela Barra de Inicialização Rápida e por alguns arquivos do sistema) pode ser facilmente modificada.

No Seven, a personalização dos ícones é feita de mediante um clique num ponto vazio do Desktop, outro em Personalizar e outro no link Alterar ícones da área de trabalho, na lateral esquerda da janela (feito isso, basta selecionar o item a ser substituído, clicar em Alterar ícone, escolher o substituto e clicar em OK). Nas versões STARTER e HOME BASIC, todavia, a opção Personalizar não é exibida,  mas você pode contornar o problema dando um clique direito sobre o objeto em questão, selecionando Propriedades, clicando na aba Atalhos e no botão Alterar ícone. Quanto aos demais ícones, baixe o MagicDesktop ou o  Sunrise Seven (ou qualquer outro freeware que permita renovar o visual do sistema com novos temas, papéis de parede, ícones, cursores etc.).
Note que você pode criar ícones personalizados com o auxílio de editores de imagens, mas é bem mais simples usar o Criador de Ícones ou o o Ico FX Portable (para se familiarizar com este último, leia o tutorial oferecido pelo fabricante).

Observação: Em vez de fazer incursões complicadas para redefinir o tamanho dos ícones da Área de Trabalho, mantenha pressionada a tecla Ctrl e gire o Scroll, para adiante ou para trás, de modo a aumentar ou reduzir o tamanho das figurinhas na tela.

Amanhã tem mais. Abraços e até lá. 
Postar um comentário