terça-feira, 13 de janeiro de 2015

GOOGLE SEARCH - CONTINUAÇÃO

PARA QUE SE PREOCUPAR COM O AMANHÃ SE ELE TERMINA DEPOIS DE AMANHÃ?

ANTES DE QUALQUER OUTRA COISA, CUMPRE LEMBRAR A TODOS QUE HOJE É O PRIMEIRO PATCH TUESDAY DE 2015. QUEM NÃO CONFIGUROU O DOWNLOAD AUTOMÁTICO DAS ATUALIZAÇÕES DEVE RODAR O WINDOWS UPDATE, PREFERENCIALMENTE NO COMEÇO DA NOITE, PARA BAIXAR E INSTALAR AS RESPECTIVAS ATUALIZAÇÕES.

A maioria dos browsers atuais permite configurar um mecanismo de buscas padrão, e com ele realizar pesquisas inserindo os termos-chave diretamente na barra de endereços. No entanto, é possível obter melhores resultados seguindo as dicas abaixo:

Capriche na ortografia e digite as palavras no singular – o sistema se encarregará de oferecer sugestões desconsiderando possíveis erros de digitação e com os termos no plural.

Caso a pesquisa envolva duas ou mais palavras (ou uma frase inteira, por que não?), coloque-as entre aspas para forçar o buscador a considerá-las todas, na ordem em que foram inseridas.

Para buscas mais específicas, use sinais de adição ou subtração (por exemplo, para buscar lojas de informática em Praia Grande, digite Loja +Informática +Praia Grande; para excluir os estabelecimentos localizados naquele município, digite Loja +Informática -Praia Grande).

Descubra o significado de um termo qualquer usando o comando define: (como em define: processador, por exemplo). Para restringir sua busca a determinado website, digite o termo seguido de dois pontos e o endereço do site em questão (como em processador site: www.fernandomelis.blogspot.com.br).

Para pesquisar arquivos de formatos específicos, digite filetype seguido de dois pontos, a extensão desejada e a palavra-chave (como em filetype pdf: informática). Já para pesquisar a partir dos URLs das webpages, digite inurl: palavra desejada

O comando intitle seguido de dois pontos (:) e do termo desejado permite localizar páginas que incluam o objeto da pesquisa em seu título. E o mesmo vale para os comandos intext e inanchor, caso a ideia seja basear a pesquisa no conteúdo das páginas ou em links, respectivamente.



Digite intitle:index of "parent.directory" senhas.txt para localizar senhas de diversos sistemas; inurl:"ViewerFrame?Mode=" -intitle:"viwerframe" para assistir em tempo real a vídeos de câmeras de segurança, e (intitle:senhas OR inurl:senhas) filetype:txt site:.com.br para localizar senhas "perdidas" Web afora.

Use o comando cache: endereço da página para exibir a última versão em cache da página em questão que o Google armazenou - útil quando o resultado da pesquisa retornar erro 404 - página não encontrada. 


Para saber a previsão do tempo, digite tempo, dois pontos e o nome da cidade (tempo: São Paulo, por exemplo).

Observação: A necessidade de adicionar um espaço após o sinal de dois pontos (:) que sucede os comandos é controversa. Na dúvida, experimente pesquisar das duas maneiras (com e sem o espaço) e observe os resultados.


Use o til (~) para encontrar páginas com a palavra especificada ou palavras parecidas (~vírus, por exemplo).

Para fazer conversões, digite 10 dolar in real120 mph to kph ou 40ºC in F.

Para fazer contas, digite 20 x 217 / 913 - 5 ou 15 + 17, também por exemplo, e pressione Enter.

Caso não se lembre de um poema, da letra de uma música ou de um ditado popular, por exemplo, insira uma palavra ou um trecho, adicione um asterisco (*) e defina tema desejado. Por exemplo, de tudo ao meu amor*poema resulta no SONETO DA FIDELIDADEEstrela Dalva*música; na inesquecível AS PASTORINHASbatatinha*ditado popular, em BATATINHA QUANDO NASCE SE ESPARRAMA PELO CHÃO (apesar de o correto ser BATATINHA QUANDO NASCE ESPALHA A RAMA PELO CHÃO).

Observação: O asterisco funciona também como curinga, substituindo qualquer palavra. Digite o homem mais*do mundo, por exemplo, para obter informações sobre o homem mais rico, mais alto, mais baixo, mais burro, e por aí vai.

Abraços e até amanhã, pessoal.