sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

PROGRAMINHAS INTRUSOS – NORTON SECURITY SCAN

QUANDO EU ESTAVA NA ESCOLA, O COMPUTADOR ERA UMA COISA MUITO ASSUSTADORA. AS PESSOAS FALAVAM EM DESAFIAR AQUELA MÁQUINA DO MAL QUE ESTAVA SEMPRE FAZENDO CONTAS QUE NÃO PARECIAM CORRETAS. E NINGUÉM PENSOU NAQUILO COMO UMA FERRAMENTA PODEROSA.

Queria começar o ano com temas mais amenos, mas os hijackers e demais programinhas potencialmente indesejáveis – assunto que abordamos em diversas postagens ao longo dos últimos anos – não estão dando moleza. Prova disso é que, na semana passada, ao atualizar o ADOBE SHOCKWAVE’PLAYER, recebi de brinde o Norton Security Scan e tive modificados a página inicial e o mecanismo de buscas do navegador. Felizmente, bastou reverter o sistema ao ponto de restauração que eu havia criado minutos e tornar a reinstalar a atualização, tomando o cuidado, desta feita, de desmarcar a opção que incluía o Security Scan, que embora não seja um malware, mostrou-se intrusivo e deselegante.
Caso o mesmo lhe aconteça e sua restauração do sistema estiver desabilitada – ou se não houver um ponto adequado, faça o seguinte:

1.   Remova o programinha invasivo usando o REVO UNISTALLER ou o IOBIT UNINSTALLER – eles proporcionam melhores resultados do que o desinstalador nativo do Windows, disponível em Programas e Recursos, no Painel de Controle.

2.   Reinicie o computador e acione o CCleaner – ou outra suíte de manutenção de sua preferência – para localizar e remover quaisquer resquícios do programinha defenestrado.

Se isso não for suficiente:

1.   Abra o Agendador de Tarefas, selecione Biblioteca, e então localize e exclua a entrada NSSStub.

2.   Pressione Win+R, digite regedit na caixa de diálogo, dê Enter, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft> Windows > CurrentVersion > RunOnce.

3.   Abra a pasta RunOnce, localize e exclua a entrada NSSInstallation, clique em SIM, encerre o Editor e reinicie o computador.

4.   Torne a abrir sua ferramenta de desinstalação favorita (ou o programinha nativo do Windows, se for o caso) e veja se o Security Scan continua figurando na lista. Caso afirmativo, adote os procedimentos necessários à sua remoção, que desta vez deverá ser definitiva.

Espero ter ajudado.

Passemos agora ao nosso tradiconal humor de final de semana:







Abraços a todos e até segunda, se Deus quiser.