sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

VÍRUS ELETRÔNICOS AFETAM O HARDWARE?

ONE OF THE MOST IMPORTANT TASKS OF OUR LIFE IS TO BE ABLE TO CHANGE THE PLANS, WHEN THE SITUATION CHANGES.

Dias atrás, um email questionando a possibilidade de um vírus causar danos físicos a PCs me fez lembrar dos primeiros ensaios que “cometi” no campo da Informática, motivados por uma infecção viral que, devido à minha inexperiência, resultou na reinstalação do velho Win98, com direito à formatação do HD e consequente perda de dados.
Isso se deu no final do século passado, quando o acesso à Internet por usuários domésticos e o uso de programas antivírus não eram a regra geral (para mais detalhes, clique aqui), e a criação de backups dos arquivos importantes, mera ficção. No entanto, mesmo que o Win98 não contasse com a Restauração do Sistema, seria possível (ao menos tentar) solucionar o problema reiniciando o PC no modo de segurança e executando o SCANREG (utilitário do DOS que exibia uma lista de backups do registro organizados por data e hora).
Passando ao que interessa, as pragas digitais atuam no âmbito do software, sendo incapazes, portanto, de causar danos físicos ao computador – com a possível exceção do devastador CHERENOBYL – criado por um estudante chinês em meados de 1988, que sobrescrevia o BIOS da placa-mãe e o setor de boot do HD, tornando o PC totalmente inoperante.
Mas não há mal que sempre dure e nem bem que nunca termine: segundo Eugene Kaspersky – fundador da Kaspersky Lab e um dos principais especialistas em segurança da informação do mundo –, nos próximos dez anos os vírus digitais deverão se tornar capazes danificar equipamentos de hardware fisicamente.

Agora a piadinha da vez:

Diante dos frequentes assaltos na região, resolvi desativar meu sistema de alarme, deixar de pagar o guarda noturno e dispensar a vigilância do bairro. Na fachada de casa, coloquei uma bandeira do Afeganistão, outra do Paquistão e, no meio, a bandeira negra do Estado Islâmico. Depois disso, minha casa passou a ser vigiada pela Polícia local, Polícia Federal, Segurança Pública, Interpol, CIA, FBI, Mossad, etc., 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Nunca me senti tão seguro.

Tenham todos um ótimo final de semana.