terça-feira, 10 de julho de 2018

COPIE E COLE MÚLTIPLOS ELEMENTOS COM O COPYQ


O QUE SABEMOS, SABER QUE O SABEMOS. AQUILO QUE NÃO SABEMOS, SABER QUE NÃO O SABEMOS: EIS O VERDADEIRO SABER.

Uma prática bastante comum, quando usamos o computador, é copiar e colar textos, imagens e outros elementos, mas o fato de o Windows salvar apenas o último item pode ser um problema. 

Se copiarmos uma imagem de determinada webpage, por exemplo, e em seguida resolvermos copiar também um trecho do texto, a última cópia “sobrescreverá” a anterior na área de transferência do sistema. Em outras palavras, se não tivermos transferido a tal imagem para o arquivo de destino quando copiarmos o texto, não será mais possível fazê-lo. 

Para contornar esse inconveniente, um programinha gratuito chamado CopyQ “amplia” os recursos nativos do Windows, permitindo-nos armazenar múltiplos itens no clipboard e gerenciá-los posteriormente.

Depois de fazer o download e proceder à respectiva instalação, tudo o que recortarmos ou copiarmos, seja usando o botão direito do mouse, seja com os atalhos Ctrl+C ou Ctrl+C, ficará listado na janela do CopyQ. Assim, basta clicar sobre o ícone da tesoura (igual à figura que ilustra esta postagem) na área de notificação do sistema (junto ao relógio do Windows) para abrir a janela do aplicativo, selecionar o item desejado, clicar sobre ele com o botão direito e escolher a opção “mover para a área de transferência”. Feito isso, é só abrir o arquivo de destino, clicar no ponto desejado e teclar o atalho Ctrl+V (ou clicar em Colar no menu suspenso que é exibido quando damos um clique direito no ponto no ponto de inserção).

Observação: Recomento instalar a versão mais recente (3.5), que é compatível com o Windows 10, e fazer o download a partir do site do desenvolvedor (https://hluk.github.io/CopyQ/).  

O CopyQ oferece diversos recursos adicionais, mas eu não vou abordá-los nesta postagem. Para ter uma ideia melhor do que ele é capaz de fazer, clique no menu Ajuda (ou pressione a tecla F1) e explore as demais possibilidades.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: