terça-feira, 28 de agosto de 2018

CELULAR — CHAMADA NÃO IDENTIFICADA


LULA É INOCENTE, DILMA É COMPETENTE E EU SOU O COELHO DA PÁSCOA.

Dentre outras facilidades, a telefonia móvel celular nos trouxe o BINA (sigla de “B Identifica o Número de A”), que as operadoras de telefonia fixa passaram a disponibilizar mais recentemente, só que mediante um acréscimo de R$ 18,33 na fatura mensal (preço cobrado pela VIVO). 

Se vale a pena ou não mais esse desembolso, isso depende de cada um — quando por mais não seja, deixar de atender chamadas de telemarketing e de outros chatos que nos aporrinham o tempo todo pode justificar o investimento. Além disso, é preciso apenas contratar o serviço, porque a maioria dos aparelhos "fixos" já integra um display que exibe a data, a hora e um sem-número de informações (se me perdoam o trocadilho), dentre as quais o número da linha de quem está chamando.

Passando ao que interessa, você certamente já recebeu (sobretudo pelo celular) ligações de números “restritos” ou “privados”, e talvez tenha relutado em atendê-las, achando que elas vêm de presídios ou coisa pior. Mas nem sempre é o caso. Há quem bloqueie o ID simplesmente para preservar a privacidade ao ligar para uma empresa, por exemplo, sem se preocupar com o fato de o número ficar registrado no banco de dados e ser repassado para a área de telemarketing.

Dependendo do aparelho celular e da operadora, pode ser possível definir, através das configurações de chamada, se o número da sua linha será ou não exibido, mas você podem fazê-lo de modo seletivo, evitando que sua ID apareça somente em determinadas ligações. Para tanto, o truque consiste em digitar sustenido (ou jogo da velha, como queira), 31 e sustenido outra vez antes do número que você deseja chamar. Vamos a um exemplo prático:

Para ocultar seu ID ao ligar para o número 992262842, digite #31#992262842. Caso o número desejado seja de um município de outro código de área, adicione o prefixo da operadora de longa distância e o código de área respectivo. Por exemplo, se você usa uma linha móvel da Claro e o número para quem vai ligar é de Santos, digite #31#02113992262842 — onde #31# é o comando que bloqueia a IDé o indicativo de chamada interurbana, 21 é o código da Claro para chamadas de longa distância a preço de ligação local e 13 é o código de área para Santos, São Vicente, Praia Grande e adjacências. Simples assim.

ObservaçãoExperimente usar essa técnica com algum amigo ou familiar para conferir o resultado no ato. Depois, memorize o comando ou adicione-o aos números da agenda para os quais você quer evitar a exibição da sua ID. O código de longa distância da VIVO é 15, o da TIM é 41 e o da OI31 (você não é obrigado a fazer essas associações, mas economizará nas suas ligações interurbanas se as fizer).

Para não ter de se preocupar com sua privacidade, existe um método infalível: faça a chamada a partir de um “orelhão”. Aproveite enquanto eles ainda existem, já que outra consequência da popularização dos celulares é a redução significativa dos telefones públicos.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: