quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

RELÓGIO SEMPRE VISÍVEL NA ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 10 (Parte 2)


NÃO TENHAMOS PRESSA, MAS NÃO PERCAMOS TEMPO.

Vimos que o relógio do Windows 10 é personalizável, mas não há como mantê-lo permanentemente visível senão configurando a barra de tarefas da área de trabalho para não se auto ocultar. Vimos também como suprir essa “deficiência” com o 8 Gadget Pack, que emula a barra de gadgets que a Microsoft não incluiu nas versões mais recentes do Windows. Agora, veremos como resgatar o visual “clássico” do relógio padrão do sistema, que os saudosistas parecem preferir ao layout implementado no Windows 10.

Se você tenciona pôr em prática a dica a seguir, não deixe de criar um ponto de restauração, pois o processo envolve a edição manual do Registro do Windows — que muitos têm na conta de “espinha dorsal” do sistema, já que qualquer alteração indevida ou malsucedida pode ser desastrosa (para saber mais sobre esse importante banco de dados dinâmico, releia a sequência de postagens iniciada por esta aqui; para relembrar como criar um ponto de restauração do sistema, clique aqui).

Para editar o Registro, usamos a ferramenta que o próprio Windows disponibiliza, embora mantenha fora do alcance dos neófitos — se, para usuários avançados, ela é um parque de diversões, para os iniciantes destrambelhados ela se torna uma verdadeira Caixa de Pandora. Há diversas maneiras de acessar o editor do Registro, mas a mais simples consiste em pressionar simultaneamente as teclas <Windows> e  para abrir o menu Executar, digitar “regedit” (sem aspas) na respectiva caixa de diálogo e clicar em OK (ou pressionar a tecla , tanto faz). Feito isso:

— Na janela do editor, expanda a chave HKEY_LOCAL_MACHINE, localize e expanda Software, faça o mesmo com Microsoft, depois com Windows, com CurrentVersion e com ImmersiveShell.

— Dê um clique direito na porção direita da janela, escolha Novo > valor DWORD 32 bit.

— Clique com o botão direito sobre o novo valor, escolha Renomear e digite “UseWin32TrayClockExperience” (sem aspas, mas respeitando as letras maiúsculas e minúsculas).

— Dê duplo clique sobre o valor renomeado, escolha Modificar..., assegure-se de que a opção hexadecimal esteja marcada no campo Base e altere o valor de 0 para 1.

— Feche o editor e reinicie o computador (alternativamente, dê um clique direito num ponto vazio da barra de tarefas, clique em Gerenciador de Tarefas, role a tela até localizar Windows Explorer, dê um clique direito sobre ele e clique em Reiniciar).

E voilà! Agora é só conferir a aparência do relógio do sistema, clicando sobre ele no canto direito da barra de tarefas. Caso você não goste do novo (ou velho) visual e queira restabelecer o status quo ante, volte ao editor do Registro, siga os mesmos passos, altere os dados do valor UseWin32TrayClockExperience de 1 para 0 e reinicie o computador (ou Windows Explorer).

Se preferir assistir a esse tutorial em vídeo, siga o link https://youtu.be/PIyUBgFnu80.