quarta-feira, 13 de março de 2019

USO EXCESSIVO DO HDD NO WINDOWS — COMO REPARAR SEU PERFIL DE USUÁRIO (PARTE 3)

QUANDO O JOGO ACABA, TANTO O REI QUANTO PEÃO VÃO PARA A MESMA CAIXA.

Vimos que quase ninguém mais compartilha o PC depois que os smartphones se tornaram capazes de fazer quase tudo que, até algum tempo atrás, exigia um computador convencional (de mesa ou portátil). E considerando que há mais celulares do que habitantes, mesmo num país terceiro-mundista como o nosso, o que se compartilha, hoje em dia, é o sinal da rede Wi-Fi. Mesmo assim, muitos de nós ainda usa um PC Windows, e quem usa um PC Windows deve criar uma conta de usuário padrão (limitada) para usar no dia a dia e deixar a administrativa para situações em que ela seja realmente necessária. Como as razões para tanto foram discutidas no post anterior, vermos a seguir como criar essas contas no Windows 10. Antes, porém, é bom lembrar que as contas limitadas não são tão restritivas quanto a maioria de nós costuma imaginar (detalhes no post anterior), e que, dentre outras vantagens, elas reduzem os riscos de desconfigurações acidentais e da ação de pragas digitais (vírus e assemelhados). E se o pior acontecer, basta excluir o perfil contaminado, o que leva menos tempo e dá menos trabalho do que a reinstalação completa do sistema.

Observação: Usuários do Windows 10 podem se logar com a conta administrativa e alternar para uma conta local a qualquer momento, mesmo que não a tenham criado. Basta abrir o menu Iniciar, selecionar Configurações > Contas > Suas informações . > Entrar com uma conta local e seguir as instruções do assistente. Melhor que isso, só mamão com açúcar.

Caso você queira criar uma conta limitada — para si ou para dar acesso a mais alguém ao seu computador —, faça o seguinte:

1) Abra o menu Iniciar, clique em Configurações > Contas > Família e outros usuários (em algumas edições do Windows, você verá Outros usuários).

2) Selecione Adicionar outra pessoa a este PC, clique em Não tenho as informações de entrada dessa pessoa e, na página seguinte, em Adicionar um usuário sem uma conta Microsoft.

3) Defina um nome de usuário, uma senha, uma dica de senha, escolha as perguntas de segurança e selecione Avançar. (Embora seja possível redefinir uma senha de conta local no Windows 10 usando as respostas às perguntas de segurança, não deixe de anotar a senha e guardá-la em local seguro).

4) Caso queira atribuir plenos poderes a essa conta, selecione-a e clique em Alterar o tipo de conta; em Tipo de conta, selecione Administrador e clique em OK.

A esta altura você pode estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com a lentidão do computador que o acesso exagerado ao disco rígido que um perfil de usuário inflado tende a acarretar. A resposta é: nada. O que era para ser um simples preâmbulo acabou ocupando três postagens, mas, dada a importância do que vimos ao longo delas, acho que a leitura se justifica plenamente.

No próximo capítulo, veremos como desidratar ou deletar um perfil opado em benefício do desempenho do sistema como um todo. Até lá.