sexta-feira, 5 de abril de 2019

AINDA SOBRE A DEEP WEB E O TOR BROWSER


SEGREDO ENTRE TRÊS, SÓ MATANDO DOIS.

Vimos nesta postagem que, se a Web fosse um iceberg, a Deep Web e a Dark Web seriam sua porção submersa, onde ficam mais de 90% do seu conteúdo. 

A parte "visível", por assim dizer, abriga os site mais "famosos", como os das redes sociais, páginas oficiais, portais de notícias, blogs, etc. Na Deep Web, que corresponde a 90% do volume total da Rede, ficam as páginas não indexadas, com informações governamentais e que tais, mas também sites criminosos e fóruns frequentados por terroristas e afins, cujo acesso requer conhecer o caminho das pedra e o uso navegadores alternativos. 

Não menos importante, a Dark Web armazena cerca de 6% das informações e abriga organizações terroristas e de tráfico de drogas e armas, fórum de extremistas e por aí afora, que são acessados por hackers habilidosos mediante computadores sem identificação, ligados a servidores que necessitam de autorizações específicas.

O Tor funciona como uma rede peer-to-peer de computadores para troca de informações. Em tese, isso aprimora a segurança dos dados dos usuários. Em tese, porque já se descobriram (e se exploraram) brechas nas camadas de proteção do serviço. Mas isso é outra conversa.

Também é uma questão de somenos o fato de o Tor atrair usuários mal-intencionados — tempos atrás, ele se notabilizou por abrigar o Silk Road, espécie de fórum em que eram negociados crimes, assassinatos e venda de drogas. Importa mesmo é que você pode utilizá-lo para resguardar sua privacidade. E que não há mal algum em fazer isso; como eu disse na postagem de 20 de março passado, é preciso ter em mente que armas não matam pessoas; pessoas é que matam pessoas. A mesmíssima faca que usamos para preparar o churrasco do domingo pode se transformar em arma letal nas mãos de alguém mal-intencionado. Até um prosaico lápis, se alguém resolver espetá-lo no olho de outro alguém.

Enfim, depois de baixar o TOR e rodar o executável, clique em START TOR BROWSER para acessar o VIDALIA CONTROL PANEL, que o conecta à Rede TOR. Estabelecida a conexão, o navegador apontará por padrão para http://check.torproject.org, e você poderá navegar anonimamente, com seu endereço IP mascarado para os websites visitados.

O browser inclui vários complementos que ajudam a proteger sua privacidade, dentre os quais o TOR BUTTON, que força o uso do protocolo https para os sites mais populares, o VIEW THE NETWORK, que exibe um mapa com os relays ativos e os nós que estão roteando seu tráfego, o USE A NEW IDENTITY, que serve para quando algum website bloqueia o IP com base na localização geográfica do internauta, e por aí afora (para mais informações, clique aqui).