sexta-feira, 6 de setembro de 2019

ATUALIZAÇÃO DO WINDOWS 10 AUMENTA EM ATÉ 40% O USO DA CPU


TODOS OS COGUMELOS SÃO COMESTÍVEIS; ALGUNS, PORÉM, APENAS UMA VEZ.

De acordo com o portal de tecnologia Canaltech, um bug no update KB4512941 — atualização liberada na semana passada, que leva o Windows 10 à Build 18362.329 — faz com que o processo de pesquisas do chamado SearchUI, relacionado à assistente virtual Cortana, aumente em até 40% o uso da CPU (processador principal do computador) e aloque até 200 MB de memória RAM.

A falha acarreta lentidão ao sistema como um todo, sobretudo quando o usuário roda aplicações exigentes, como games radicais, edição de vídeo e que tais. Para piorar, esse aumento no consumo de recursos não melhora o tempo de exibição dos resultados das pesquisas, que permanece o mesmo de antes da instalação da atualização.

Segundo a publicação do Canaltech, a Microsoft ainda não havia reconhecido o problema nem informado se estaria desenvolvendo a respectiva correção. Até que isso aconteça, o site sugere aos usuários afetados que desinstalem o update. Para tanto, basta acessar as configurações do Windows 10, clicar na opção “Atualização e Segurança>Exibir histórico de atualização>Desinstalar atualizações”, selecionar o update KB4512941 e concluir o processo.

Atualização: Segundo eu apurei junto ao site Windows Latest, a Microsoft reconheceu o problema — que, segundo ela, afeta "um número pequeno de usuários" — e informou que está trabalhando numa solução a ser incluída no Patch Tuesday deste mês (que deve ser liberado na próxima terça-feira).