segunda-feira, 4 de novembro de 2019

WORD — FORMATAÇÃO — FERRAMENTA PINCEL


MELHOR A ILUSÃO DE UMA COMPANHIA QUE A CERTEZA DE UMA CAMA VAZIA.

Às vezes, colamos num arquivo do Word porções de texto copiadas de websites ou arquivos PDF, entre outros, e a formatação original é preservada mesmo que selecionemos na colagem a opção "mesclar formatação". 

Em situações como essa, a primeira coisa a fazer é selecionar o texto rebelde e clicar no botão "Limpar Toda a Formação" (figura acima e à esquerda). Se não resolver, vale tentar o Pincel de Formatação, uma ferramenta que permite aplicar rapidamente a mesma formatação — cor, estilo e tamanho da fonte e estilo de borda — a várias partes do texto ou de elementos gráficos. Para defini-la em poucas palavras, podemos dizer que funciona como nosso velho conhecido Copiar e Colar (Ctrl+C e Ctrl+V), só que atua sobre a formatação do texto, e não sobre o texto em si. Utilizá-la é muito simples:

1) Na barra de menus do arquivo do Word em que você está trabalhando, clique em Página Inicial.

2) Selecione uma porção do texto cuja formatação deseja copiar (para copiar a formatação de texto, selecione um trecho do parágrafo; para copiar o texto e a formatação de parágrafo, selecione todo o parágrafo, inclusive a marca de parágrafo).

3) Ainda na Página Inicial, localize a ferramenta Pincel de Formatação (oriente-se pela figura à direita) e clique sobre ela. Repare que o cursor do mouse se transforma num pequeno pincel.

4) Use esse pincel para "pintar" o texto cuja formatação você quer mudar, e pronto. Mas note que isso funciona só uma vez. Para alterar a formatação de várias seleções no documento, você deve clicar duas vezes em Pincel de Formatação.  

5) Para interromper a formatação, basta pressionar a tecla Esc.

Observações:

1) Para copiar e colar formatações, você poder usar os atalhos Ctrl+Shift+C e Ctrl+Shift+V;

2) Em elementos gráficos, o Pincel de Formatação funciona melhor com objetos de desenho, como as AutoFormas, mas é possível copiar a formatação de uma imagem (sua a borda, por exemplo);

3) Às vezes o pincel não funciona ou só funciona depois de várias tentativas. Para tentar contornar esse problema, antes de colar o texto copiado da Web ou de outra fonte qualquer, experimente colá-lo num arquivo criado com um editor básico de textos e depois transferi-lo para arquivo do Word.

A diferença entre um editor de textos e um processador de textos consiste basicamente na gama de recursos que cada qual oferece. O Windows dispõe desde sempre do Bloco de Notas, que é um editor básico, mais indicado para lidar com determinadas linguagens de programação do que para a edição de arquivos de texto propriamente ditos, e do WordPad, mais rebuscado, que oferece opções (rudimentares, é verdade) de formatação e suporta a adição de imagens.