quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA


O DEMÔNIO DEIXOU DE SER UM MONSTRO DE CHIFRES VERMELHOS, RABO PONTUDO E CASCOS FENDIDOS. SEGUNDO O EVANGELHO DE FREUD, O DEMÔNIO SERIA UM ID GIGANTESCO E COMPLEXO, O SUBCONSCIENTE DE TODOS NÓS.

"Todos os caminhos levam a Roma" é uma expressão que remonta ao século 1 DC, quando Roma era o "centro do mundo" e contava com cerca 80 mil quilômetros de estradas — chamadas de cursus publicus —, que serviam principalmente para os mensageiros levarem ordens de um lado para o outro do império. Esse ditado me cruzou a mente porque o Windows costuma oferecer dois ou mais caminhos seja lá para executar uma mesma função. Todavia, a praticidade da interface gráfica leva-nos a ignorar alternativas práticas e interessantes, como os atalhos de teclado, a tecla Windows, o menu Executar, os menus de contexto e até mesmo prompt de comando.   

Em linhas gerais, usar um atalho significa encurtar o caminho que leva de um ponto a outro. No âmbito da informática, o termo “atalho” tem essa mesma acepção. Se, por exemplo, apontarmos para um item qualquer da lista de aplicativos do Menu Iniciar, mantivermos o botão esquerdo do mouse pressionado e arrastarmos o item para a Área de Trabalho, será criado um atalho para o aplicativo (representado pelo ícone associado ao programa, mas diferenciado por uma pequena seta, como na imagem que ilustra esta matéria). Assim, sempre que quisermos executar o tal aplicativo, poderemos simplesmente clicar nesse atalho em vez de abrir o Menu Iniciar, localizar o programa na lista e convocá-lo a partir de lá.

Os atalhos de teclado também se destinam a “encurtar o caminho”, permitindo-nos economizar tempo na execução de uma vasta gama de tarefas. Por exemplo, para acessar o menu Executar, usamos o atalho Win+R (ou seja, pressionamos a tecla com o logo do Windows em conjunto com a da letra R), já que a Microsoft suprimiu a entrada para esse menu da lista do Menu Iniciar quando lançou o Windows 7, talvez por entender que ela se tornou desnecessária depois de a caixa de pesquisas ter sido incorporada à Barra de Tarefas do sistema. Outros atalhos notórios são o Ctrl + C, Ctrl + X e Ctrl + V, mediante os quais podemos, respectivamente, copiar, recortar e colar imagens, blocos de texto e por aí afora.

Ainda que nos facilitem a vida, os atalhos, para ser úteis, precisam ser memorizados. Para muitos de nós, é mais natural pressionar a tecla F-11 para maximizar uma janela do que recorrer ao atalho Win + seta para cima. Ou clicar em Iniciar > Ligar/Desligar > Desligar para encerrar o Windows e desligar o computador do que usar o atalho Win + X para acessar as opções de desligamento. Em última análise, é tudo uma questão de hábito (para conferir uma extensa lista de opções, siga este link).

Tenha em mente que nem todos os atalhos que funcionavam nas edições vetustas do Windows funcionam ou proporcionam os mesmos resultados no Win10. Então, não deixe de conferir 32 atalhos bem legais no clipe de vídeo abaixo — afinal, se uma imagem vale por 1.000 palavras, como se costuma dizer, um vídeo pode valer por milhares de imagens (e assim eu não preciso escrever uma porção de combinações de teclas).