quarta-feira, 17 de junho de 2020

SOBRE O EDGE CHROMIUM — HISTÓRICO E OUTRAS CONFIGURAÇÕES



A EXPERIÊNCIA É A PROFESSORA DE TODAS AS COISAS.

O Edge Chromium (vide capítulos IX e X da sequência sobre navegadores) oferece três opções de inicialização: 1) Abrir uma nova guia; 2) Continuar de onde você parou; 3) Abrir uma página ou mais páginas específicas. Para fazer esse ajuste, clique nos três pontinhos (no canto superior direito da janela do browser), selecione a opção Configurações e, entre os menus da porção esquerda da janela, clique em Ao inicializar e escolha a alternativa que melhor lhe atende.

Clicando no menu Privacidade e serviços, você pode configurar o que deseja que o navegador apague sempre que for encerrado. No campo Limpar dados de navegação, expanda as opções clicando na setinha que fica à direita de Escolha o que você quer limpar sempre que fechar o navegador e use os botões deslizantes para ativar ou desativar as opções disponíveis (vide figura que ilustra esta postagem).Em tese, não seria necessário sequer reiniciar o navegador, mas o que abunda não excede.

Dito isso, passo ao busílis da questão: por alguma razão incerta e não sabida, o Edge passou a ignorar essas configurações. Mesmo configurado para retomar do ponto onde havia sido encerrado e preservar o histórico de navegação e as senhas, toda vez que o reabria eu dava de cara com a homepage, e quando fuçava o histórico, encontrava-o completamente vazio.

Para encurtar a conversa, o troço só voltou a funcionar (ou passou a funcionar, já nem sei mais) depois que eu segui o tutorial abaixo. Caso você esteja com o mesmo problema, recomendo criar um ponto de restauração antes de seguir adiante. Para isso, no Windows 10, digite “criar ponto” (sem aspas) no campo de pesquisas da barra de tarefas, clique na opção “Criar ponto de restauração Painel de controle” e, na janelinha que se abre em seguida, clique no botão Criar, dê ao ponto um nome qualquer (que faça sentido para você, naturalmente), torne a clicar em Criar, aguarde a conclusão do processo e, ao final, confirme e encerre. Feito isso, bola pra frente:

Etapa 1:

1. Pressione o atalho de teclado Win + R, digite "%appdata%" (sem aspas) na caixa de diálogo do menu Executar e clique em Ok.
2. Na pasta com o seu nome de usuário, clique em AppData e, em seguida, na pasta Local;
3. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Microsoft Edge e clique em Renomear;
4. Coloque um .old no final do nome (ficará assim: MicrosoftEdge.old).
5. Reinicie o computador.

Etapa 2: 

1. Feche todas as guias do Edge.
2. No campo pesquisar da Barra de Tarefas, digite Powershell;
3. Na opção Windows Powershell - aplicativo, clique com o botão direito do mouse e selecione Executar como Administrador;
4. Copie o comando Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "C:\Windows\SystemApps\*Edge*\AppXManifest.xml"} e cole no prompt do Powershell;
5. P
ressione "ENTER" e reinicie o computador.

Etapa 3:

Crie uma nova conta de usuário:

1. Pressione simultaneamente as teclas Windows + R no executar digite control userpasswords2 e pressione “ENTER”
2. Clique sobre a opção Adicionar;
3. Selecione a opção Não conectar em uma conta Microsoft;
4. Escolha um nome e senha para esse perfil e siga pelas próximas etapas;
5. Após criado o novo perfil, 
clique em Propriedade na tela de Contas de Usuário e selecione a aba Associação de Grupo
6. Marque o perfil como administrador e clique em Ok.

Boa sorte,