quinta-feira, 10 de setembro de 2020

MODO DE SEGURANÇA NO WINDOWS 10 VIA TECLA F8 (PARTE II)

SE OS POLÍTICOS SÓ FALASSEM A VERDADE, O SILÊNCIO SERIA INSUPORTÁVEL.

Após relembrarmos o que é, para que serve e como usar o Modo de Segurança no ambiente Windows, veremos como convocar essa modalidade de inicialização seletiva em duas situações distintas: 1) quando o sistema está carregado e 2) quando o Windows não inicia ou então empaca na tela de boas-vindas.

Convém ter em mente que os termos “iniciar” e “inicializar” significam coisas diferentes, embora sejam usados indiscriminadamente como sinônimo de ligar o computador, o smartphone ou aparelho comandado por um sistema operacional. 

Inicializar” é um neologismo (criado a partir de initialize) que remete à preparação de um dispositivo para uso, mas no sentido de restaurar os valores tidos como iniciais. É o que fazemos, por exemplo, quando revertemos um smartphone às configurações de fábrica. “Iniciar”, por seu turno, significa principiar, dar princípio a, encetar, dar os primeiros passos — ou seja, o que fazemos quando ligamos o aparelho.

Ambas as formas são corretas, tanto por constarem dos dicionários com significados similares quanto porque a língua é dinâmica e o uso consagra a regra. Por outro lado, se não dizemos “encerralizar”, “findalizar” ou “terminalizar” quando nos referimos ao ato de encerrar um programa ou desligar o computador, seria mais adequado dizer “iniciar” em vez de “inicializar”, salvo em situações muito específicas.

Questões semânticas à parte, acostumamo-nos a acessar o Modo de Segurança nas versões 9.x/ME, XP, Vista e 7 do Windows ligando (ou reiniciando) o computador e pressionando repetidamente tecla F8 — ou os atalhos fn+F8 ou Shift+F8, conforme o fabricante e a versão do BIOS — durante a contagem da memória realizada pelo POST (acrônimo de “Power-On Self-Test”, um autoteste feito pelo BIOS sempre que o computador é ligado ou reiniciado). Mas isso deixou de funcionar no Windows 8 (aliás, já não funcionava em máquinas equipadas com UEFI e SSD, independentemente da versão do sistema, pois essas tecnologias agilizam o boot a tal ponto que é virtualmente impossível interromper o boot pressionando uma tecla ou um atalho de teclado).

A boa notícia é que é fácil resgatar essa função, ou seja, fazer com que a tecla F8 volte a convocar o Modo de Segurança no Windows 10 — desde que a configuração de hardware o permita, evidentemente. No entanto, não custa relembrar, antes, como acessar o modo seguro no Win10 com o sistema carregado. Há mais de uma maneira, naturalmente, mas a mais simples é recorrer ao utilitário de configuração do sistema, que convocamos digitando msconfig na caixa do menu Executar e clicando em OK (ou pressionando a tecla Enter).

Para não encompridar demais esta postagem, continuaremos a dica no capítulo de amanhã.