quarta-feira, 7 de outubro de 2020

SEGURANÇA É UM HÁBITO E, COMO TAL, DEVE SER CULTIVADA

 

AUDACES FORTUNA JUVAT

De acordo a Kaspersky, o Brasil ficou  em quinto lugar entre os principais alvos de phishing durante os primeiros meses da pandemia. De abril a junho deste ano, um a cada oito internautas tupiniquins acessou ao menos um link que direcionava a páginas maliciosas (13%, diante da média mundial de 8,26%). 

As “iscas” mais usadas pelos cibervigaristas tinham a ver com programas de auxílio social. A empresa cita como exemplo uma mensagem contendo a falsa informação de que o governo teria suspendido os pagamentos de contas de energia e fornecendo um link para o destinatário clicar e fazer o cadastro para obter o benefício. Ainda que o link parecesse apontar para um site governamental, isso não se dava com o remetente da mensagem, mas poucos destinatários da mensagem se deram conta desses detalhe, e os que seguiram o link foram infectados pelo Trojan-Downloader.OLE2.Sneaky.gen e outros códigos maliciosos que esse Cavalo de Tróia se encarrega de instalar.

O cibercrime brasileiro é reconhecido mundialmente por sua habilidade na construção e execução dos golpes, e os primeiros meses do isolamento social estimularam a bandidagem cibernética a intensificar os envios de mensagens de phishing, especialmente via apps de celulares (em março, abril e maio os ataques contra aparelhos móveis mais que dobraram na comparação com o período pré-pandemia).  Logo que começaram a circular as informações sobre a chegada da doença, também surgiram os primeiros golpes explorando o tema, muitos deles oferecendo máscaras e álcool gel como isca.

Com o início do isolamento, a situação só piorou, tanto que os ataques de phishing contra dispositivos móveis aumentaram 124% apenas em março e a escala se manteve neste nível até o início de junho. Mais adiante, com o coronavoucher e outras modalidades de assistência à parcela mais carente da população, os crackers passaram a focar o roubo de identidade, visando ao recebimento indevido dos benefícios.

Com ou sem Covid-19, desconfie de links que chegam por email, SMS ou via WhatsApp, sobretudo se o endereço for encurtado ou simplesmente lhe parecer suspeito.

ObservaçãoSites como ExpandMyURLKnowurl LongUrl, entre outros, convertem links encurtados em convencionais e, em alguns casos, informam também se a página é segura. Dependendo do serviço usado no encurtamento do link, você pode obter mais informações introduzindo o URL reduzido na barra de endereços do navegador, acrescentando um sinal de adição (+) e pressionando a tecla Enter.

Sempre cheque o endereço do remente da mensagem e se o site para o qual o link aponta conferem. Confira também se a notícia é verdadeira, o que pode ser feito no site oficial da empresa ou organização ou em seus perfis nas redes sociais. Na dúvida, não clique; se, por descuido, você clicar, jamais insira informações pessoais.

Além instalar um pacote de Internet Security responsável, ativar a atualização automática e habilitar todas as proteções disponíveis — mesmo que isso resulte em aborrecidas mensagens pedindo autorização para acessar tal arquivo e baixar esse ou aquele app —, habitue-se a comandar manualmente (por demanda) varreduras semanais e obtenha uma segunda opinião de um serviço online de confiança.

Submeta quaisquer itens suspeitos ao Virustotal, que faz a checagem a partir de mais de 70 ferramentas de análise, e rode quinzenalmente o MS Safety Scanner. Depois de baixar a versão adequada ao seu sistema, dê duplo clique sobre o executável, aceite o contrato de licença, clique em Avançar nas duas telas seguintes, selecione a opção de varredura desejada, torne a clicar em Avançar e aguarde o resultado, que pode demorar de muitos minutos a algumas horas, dependendo do número de arquivos envolvidos. 

Observação: Tenha em mente que nem as verduras online nem o Safety Scanner substituem uma suíte de segurança residente, já que não oferecerem proteção em tempo real. No tocante ao produto da Microsoft, a validade do arquivo é de 10 dias contados a partir do download; para rodar uma nova verificação com as definições atualizadas, baixe novamente o executável.