quarta-feira, 5 de maio de 2021

AINDA SOBRE O CELULAR E A BATERIA QUE NÃO DURA

OS QUE QUEREM PARECER SÁBIOS ENTRE OS TOLOS ACABAM PARECENDO TOLOS ENTRE OS SÁBIOS.

Tanto o Android quanto o iOS possuem ferramentas nativas para monitorar o uso da bateria. O tutorial a seguir tomou por base um iPhone 7 (versão 14 do sistema). Confira:

1. Toque em Ajustes e role a tela até a opção Bateria;

2. Role a tela e veja quais aplicativos têm consumido mais energia — note que é possível visualizar o uso nas Últimas 24 horas ou nos Últimos 10 dias e filtrar pelo modo Mostrar uso da bateria, que indica quanta energia cada aplicativo está consumindo, ou pelo modo Mostrar atividade, que informa por quanto tempo os apps estão em uso.

3. Para poupar a bateria, você pode impedir que o programa consuma energia quando estiver sendo executado em segundo plano — situação em ele permanece em stand by ou fazendo atualizações e downloads. Para isso, toque em Geral > Ajustes > Atualização em 2º plano e desative a chave seletora para que os apps passem a operar somente quando você os executar.

No Android, você pode forçar o fechamento dos apps gulosos ou desinstalar os que não utiliza, desde que eles não façam falta ao sistema (para evitar remoções acidentais, a manipulação de itens e recursos essenciais exige poderes de superusuário). Toque em “Configurações” > “Assistência do aparelho” > “Bateria” > “Gerenciamento de energia de aplicativos”.

Em “Uso da Bateria”, você tem acesso a um gráfico com o consumo dos últimos 7 dias. Clique na setinha para a direita se quiser avançar para o dia seguinte, ou para a esquerda se quiser retroceder até o dia anterior. Além do tempo de tela ligada, você verá o percentual de energia que cada app está consumindo, em tempo real ou no dia que você selecionou.

Em “Modo de energia”, você pode escolher entre Otimizado, Economia média de energia e Economia máxima de energia (toque na opção desejada para visualizar mais informações e ativar o plano, se for o caso). Adicionalmente, ligue a chave Economia de energia adaptável para que o modo de energia mais adequado a seus padrões de uso seja implementado automaticamente.

Toque em Gerenciamento de energia de aplicativos para limitar o uso de energia por programas que você não usa com frequência (ative a chave Bateria adaptável). Em Avançado, ative a opção Suspender aplicativos não usados e explore as opções sob Aplicativos que serão suspensos e Apps que não serão suspensos

Redes sociais, jogos e aplicativos de vídeo estarão sempre em destaque. Também é comum o Android sinalizar os apps que mais atualizam em segundo plano. Se você vir um card com uma dica para restringir um aplicativo, toque em Restringir. Em certos casos, tocar no app dentro dessa lista permite ativar um alerta de consumo de energia mediante o qual você poderá forçar a parada do programa (isso é útil porque fechá-lo pura e simplesmente não ajudará em nada se a bateria estiver quase descarregada). Se você não usa um programa com frequência e ele fica atualizando em segundo plano mesmo assim, considere a possibilidade de desinstalá-lo.

Observação: Note que não é possível forçar o fechamento nem desinstalar o Google Play Services, por tratar-se de um app integrado ao Android.

Para prolongar a autonomia da bateria, além de checar sempre os apps que estão sendo executados em segundo plano você pode ativar os modos de economia de bateria e noturno e usar um aplicativo de bateria de terceiros, que lhe dará acesso a ajustes e configurações avançadas.