quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

MAIS SEGURANÇA NO GMAIL E NO CHROME

SE É PARA SER FEITO, MELHOR FAZÊ-LO DE PRONTO.

Dizem que macumba só funciona com quem acredita, mas somente um despacho do gabinete do ódio explicaria os desacertos da agenda de final de ano de Lula. O Petista havia se equipado para chegar ao Natal em triunfo internacional, mas deu tudo errado. Em vez de nortear a COP28 pelo exemplo da redução do desmatamento na Amazônia, ele teve recaídas petrolíferas, e em vez de focar o plano de Haddad-Marina para financiar florestas tropicais em pé, poluiu o ambiente com o acordo Mercosul-União Europeia — que lhe rendeu uma cotovelada de Emmanuel "Totalmente contra" MacronA caminho do encontro sobre a descarbonização, o Sun Tzu de Atibaia fez escala na Arábia Saudita (campeã mundial na produção de petróleo), onde seu ministro de Minas e Energia anunciou o ingresso do Brasil na Opep+, puxadinho do cartel do óleo. O companheiro Jean Paul Prates jogou no ventilador o plano de inaugurar uma Petrobras ArábiaO pretendido exemplo ambiental ficou manchado por gotas de petróleo, e o ambicionado acordo comercial do Mercosul com a União Europeia caiu do telhado. De duas, uma: ou o morubixaba encontra rapidamente o ebó, ou exclui o amadorismo de sua rotina. Do contrário, ninguém acreditará que o G20 terá um feliz Ano-Novo sob sua presidência.

Segundo o relatório Spam e phishing de 2022, o Brasil encabeça a lista dos países mais atacados por phishing. Para ajudar os usuários do Gmail a se protegerem, o Google lançou uma ferramenta que monitora a segurança em tempo real e aponta quais sites, downloads (e até extensões) podem ser potencialmente perigosas. Para obter a proteção, basta fazer o login e ativar a "navegação segura aprimorada". 
 
Para manter também o onipresente Chrome a salvo, digite chrome://settings/security na caixa de endereços, tecle Enter e substitua a opção padrão de proteção pela nova. Você não só será avisado quando estiver prestes acessar uma página perigosa como receberá mais proteção contra os links perigosos nos aplicativos do Google (a detecção de phishing e malware foi aprimorada). 

O Chrome é o navegador de Internet mais usado por internautas do mundo inteiro, e isso o coloca alça de mira dos cibercriminosos. Você pode diminuir os riscos optando pelo Opera, que conta com bloqueador de anúncios e VPN nativos, pelo Firefox, que prioriza a personalização e a privacidade, ou pelo Firefox Focus, que é uma versão simplificada do browser da raposinha, mas ainda mais focada em privacidade. Outras opções interessantes são o Brave, que bloqueia anúncios e rastreadores por padrão e apresenta relatórios detalhados do que foi bloqueado durante a navegação, e o Vivaldi, que permite ajustar as configurações de privacidade, como bloqueio de rastreadores, anúncios, cookies e notificações (você pode escolher um nível de bloqueio padrão para todos os sites ou acionar a proteção adicional em páginas específicas).
 
Samsung Internet Browser (que acompanha os smartphones da Samsung, mas pode ser instalado em dispositivos Android de outros fabricantes) oferece bloqueio de rastreadores, proteção contra phishing e um modo de antirrastreamento inteligente que inibe a ação de cookies durante a navegação, e suporta extensões que permitem adicionar mais opções de privacidade.