***
Toda família tem um "Tiozão do Pavê" — assim chamado por repetir piadinhas infames, como "é ‘pavê’ ou pra comê?" —, que bebe muito, fala alto, faz comentários inconvenientes e perguntas constrangedoras em tom de brincadeira. Com a evolução tecnológica, esses palhaços sem graça passaram a usar o WhatsApp para aporrinhar seus contatos com mensagens de "bom dia", frases "motivadoras" e ou de cunho religioso, "correntes" e áudios e vídeos que só eles acham interessantes, disparar mensagens em sequência e cobrar respostas com a mesma insistência, além de repassar links associados a golpes de phishing.
A boa notícia é que é fácil bloquear esses chatos: abra a conversa, toque nos três pontinhos, selecione a opção Bloquear e confirme a ação na caixa de diálogo. Se não houver uma conversa em curso, toque nos três pontinhos, depois em Configurações > Conta e Privacidade > Contatos bloqueados, selecione a opção Adicionar (ícone do bonequinho com o sinal de "+", no canto superior direito da janela), localize o contato e toque nele para adicioná-lo à lista bloqueados (no iOS, toque em Ajustes > Conta >Privacidade > Bloqueados > Adicionar novo e selecione o contato a ser bloqueado).
Note que esse bloqueio funciona apenas no âmbito do WhatsApp. Para impedir o chato de telefonar ou enviar SMS, você terá de bloqueá-lo na agenda do aparelho. No Android, abra o app Telefone, toque nos três pontinhos, vá em Configurações > Bloquear números > Recentes (ou Contatos, conforme o caso) e marque o número que deseja bloquear. A partir daí você deixará de ser notificado das chamadas ou mensagens originadas pelo número bloqueado.