sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

O TIOZÃO DO ZAP

TODOS VEEM O QUE VOCÊ PARECE SER, MAS POUCOS SABEM O QUE VOCÊ REALMENTE É.

 

A lei que restringe indicações políticas nas empresas estatais representava um empecilho ao que o governo do partido protagonista do escândalo da Petrobras considerava imprescindível a seu projeto de poder: a ocupação de postos em diretorias e conselhos de administração. A 72 horas da posse de Lula, o PC do B questionou a constitucionalidade integral da lei, e o tema está em suspenso no STF desde então. Nos últimos nove meses houve três tentativas de se chegar a um desfecho, todas acompanhadas de pedidos de vista sem que se tenha clareza sobre a razão de ainda perdurarem dúvidas depois de tanto tempo. A menos que o motivo resida na disposição de atender ao interesse do governo em infringir, para depois detonar, uma legislação baseada em critérios de boa governança, o STF prestará (mais) um desserviço aos brasileiros.

***

Toda família tem um "Tiozão do Pavê" — assim chamado por repetir piadinhas infames, como "é ‘pavê’ ou pra comê?" —, que bebe muito, fala alto, faz comentários inconvenientes e perguntas constrangedoras em tom de brincadeira. Com a evolução tecnológica, esses palhaços sem graça passaram a usar o WhatsApp para aporrinhar seus contatos com mensagens de "bom dia", frases "motivadoras" e ou de cunho religioso, "correntes" e áudios e vídeos que só eles acham interessantes, disparar mensagens em sequência e cobrar respostas com a mesma insistência, além de repassar links associados a golpes de phishing. 

 

A boa notícia é que é fácil bloquear esses chatos: abra a conversa, toque nos três pontinhos, selecione a opção Bloquear e confirme a ação na caixa de diálogo. Se não houver uma conversa em curso, toque nos três pontinhos, depois em Configurações > Conta e Privacidade > Contatos bloqueados, selecione a opção Adicionar (ícone do bonequinho com o sinal de "+", no canto superior direito da janela), localize o contato e toque nele para adicioná-lo à lista bloqueados (no iOS, toque em Ajustes > Conta >Privacidade > Bloqueados > Adicionar novo e selecione o contato a ser bloqueado).

 

Note que esse bloqueio funciona apenas no âmbito do WhatsApp. Para impedir o chato de telefonar ou enviar SMS, você terá de bloqueá-lo na agenda do aparelho. No Android, abra o app Telefone, toque nos três pontinhos, vá em Configurações > Bloquear números > Recentes (ou Contatos, conforme o caso) e marque o número que deseja bloquear. A partir daí você deixará de ser notificado das chamadas ou mensagens originadas pelo número bloqueado. 


Para saber se você foi bloqueado por algum contato do WhatsApp, atente para o Recado — em caso de bloqueio, a mensagem exibida nesse campo deixa de aparecer para você, a exemplo da foto de perfil, do status e do visto por último do contato que o bloqueou.