terça-feira, 4 de junho de 2024

CONSCIÊNCIA E VIDA APÓS A MORTE (PARTE VII)

SÁBIO NÃO É QUEM SABE TUDO, MAS QUEM USA TUDO O QUE SABE.

Afirmar que as experiências de quase morte resultam do aumento de atividade cerebral nos últimos instantes de vida é fácil; difícil é explicar como alguém que esteve morto consegue lembrar como é estar morto. Entre outros casos, o livro Apagar a Morte relata que um paciente sofreu uma parada cardíaca e, ao ser reanimado, descreveu os enfermeiros com exatidão e disse que foi submetido duas vezes ao choque dos desfibriladores (exatamente o número de tentativas feitas até que voltasse à consciência), embora não tivesse como saber disso, já que seu cérebro estava inativo.

No livro "The Spiritual Doorway in the Brain", o neurologista Kevin Nelson afirma que os limites entre os estágios da consciência são tênues, e que as fronteiras entre vigília, sono REM e sono não REM são tão difusas que em momentos de crise o REM invade a vigília e causa os efeitos descritos nas EQMs. É como se ó cérebro acionasse "interruptor" que reduz o fluxo sanguíneo e ativa um sistema de reflexos que "mistura" vigília com REM. 


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Quando conquistou seu terceiro mandato, Lula acreditava que desataria todo e qualquer nó no Congresso Nacional com uma boa conversa regada a bons vinhos e acepipes apetitosos. Acabou que a realidade se impôs, de uma vez por todas e da pior forma, no último dia 28, quando a oposição impôs ao governo uma derrota como poucas na história política brasileira. No futebol, treino é treino e jogo é jogo; na política, uma coisa é subir no palanque e outra coisa é governar o país . Lula não só viu seus principais vetos serem derrubados — como o da "saidinha" de presos e do financiamento de momentos que incentivam a invasão de terras — como assistiu de camarote à comemoração da claque bolsonarista, que saudava cada derrota com o bordão "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão". Se o país revivesse a convulsão política de 2014, 2015, o petista seria defenestrado sem dó nem piedade. Mas governo fraco é uma bênção para deputados e senadores; sem povo na rua, o melhor (para eles) é deixar as coisas como estão. 


Ainda segundo Nelson, desmaios podem desencadear EQMs, já que a sensação de perigo altera a pressão sanguínea nos olhos, deixando a visão borrada nas bordas e criando a impressão de que há um túnel com luzes. Já a sensação de "sair do corpo" pode ser explicada pelo "desligamento" da região cerebral responsável pela percepção espacial. Quando a pessoa entra em REM, o cérebro ativa o mesmo mecanismo que produz os sonhos, donde as "alucinações".


Para mais informações, no livro Ciência da Vida Após a Morte, Alexander Moreira-Almeida, Marianna Prado e Humberto Schubert abordam evidências científicas sobre a consciência após a morte, incluindo mediunidade, EQMs e reencarnação. Vale assistir também à entrevista que o autor de Death is but a dream, concedeu à Gazeta do Povo.
 
Continua...