domingo, 24 de novembro de 2024

NEM SÓ DE MACARRÃO VIVEM OS MOLHOS — CONTINUAÇÃO

FAÇA O QUE TIVER DE SER FEITO ATÉ PODER ESCOLHER O QUE FAZER, E JAMAIS INVERTA ESSA ORDEM.

Nem só de massas vivem os molhos, e um bife suculento fica ainda mais saboroso quando é servido com um molho à base de mostarda

Para seis bifes médios, você vai precisar de:

- 1kg de filé-mignon (ou contrafilé, alcatra, coxão-mole etc.) cortado em bifes; 

- 3 dentes de alho amassados; 

- 3 colheres (sopa) de óleo (de soja, milho ou girassol);

- 1 colher (sopa) de manteiga;

- 1 cebola grande picada;

- 5 colheres (sopa) de mostarda de Dijon — que é menos picante e ácida que a comum, mas sinta-se à vontade para substituí-la pelo molho de mostarda que você usa no hot-dog;

- 2 caixinhas de creme de leite (do verdadeiro)

- ½ xícara (chá) de água; 

- Sal e pimenta-do-reino a gosto;

- Cheiro-verde picado para polvilhar.

Aqueça uma panela ou frigideira de fundo grosso em fogo alto. Quando ela começar a fumaçar, regue com um fio de óleo e frite um bife cada vez, por cerca de 3 minutos de cada lado, virando somente uma vez e temperando com o alho, o sal e a pimenta no momento da fritura. 

Coloque os bifes numa assadeira e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga em fogo médio, doure a cebola, junte a mostarda, o sal e a água. Quando ferver, desligue o fogo, junte o creme de leite, misture bem, despeje esse molho sobre os bifes, polvilhe o cheiro-verde e sirva com arroz branco e batata palito.

Considerando que muita gente se embanana quando se trata de "selar", "dourar" e "fritar" a carne:

Selar um bife alto (com 3 cm ou mais de espessura) é deixar a carne suculenta por dentro e com uma crosta crocante por fora. Aqueça bem a frigideira ou chapa, regue com um fio de óleo com ponto de fumaça alto, coloque o bife, deixe por cerca de 2 minutos, vire (uma única vez) e frite por mais 2 minutos. 

Observação: Esse processo faz com que a carne crie uma crosta marrom-escura e retenha os sucos em seu interior, mas deve ser finalizado no forno (pré-aquecido a 200°C) para garantir que ela fique rosada por dentro sem que a parte externa resseque. E é importante deixar a carne descansar por alguns minutos antes de cortar faz com que os sucos se distribuam uniformemente.

Dourar consiste em trabalhar com fogo médio/alto para a carne (ou frango, ou legumes) atingir o ponto desejado. Pingar um pouco de água na panela durante o processo evita que o alimento queime antes de dourar sem que para isso seja preciso colocar mais gordura na panela ou baixar o fago.

Fritar significa mergulhar totalmente o alimento na gordura quente — como se faz com bifes à milanesa, torresmos e batatas fritas. O óleo precisa ser suficiente para cobrir o alimento, mas não pode ultrapassar a metade da altura da panela, sob pena de transbordamento e possíveis queimaduras.

Bom apetite.