domingo, 21 de dezembro de 2025

PUDIM DE LEITE CONDENSADO E PAVÊ DE CHOCOLATE

NÃO VÁ ONDE NÃO TE QUEREM, EVITE IR AMIÚDE ONDE ÉS BEM-VINDO, AO RICO NÃO FALTES E AO POBRE NÃO PROMETA.

Nos meus tempos de criança, o pudim tinha presença garantida nos almoços de domingo e em reuniões em família. Tradicionalmente, essa delícia é feita em banho-maria — técnica que garante o cozimento uniforme e a textura cremosa característica —, mas é possível obter o mesmo resultado de forma mais rápida e prática sem essa etapa. 


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Ulysses Guimarães teria dito em várias oportunidades: “se você não gosta do Congresso atual, espere para ver o próximo”.

Os presidentes das duas casas legislativas são eleitos por seus pares. Hugo Motta preside a Câmara como um jóquei cego montando uma mula-sem-cabeça, e as cassações tardias dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e de Alexandre Ramagem não atenuaram sua desmoralização, mesmo porque ele providenciou os atos administrativos que passaram os dois mandatos na lâmina porque não dispunha de alternativa. 

Eduardo excedeu no mês passado o número regulamentar de faltas, e o Supremo sinalizou que não toleraria a zambelização do caso Ramagem, com novo resgate em plenário de um mandato inexistente.

É natural que o chefe da Câmara procure equilibrar-se em meio ao entrechoque dos interesses partidários representados na casa, mas Motta, em vez de presidir as circunstâncias, é presidido por elas, e se dá por satisfeito se seus dois objetivos estratégicos são cumpridos: não cair e continuar dando a impressão de que comanda.

O suposto presidente da Câmara talvez devesse tocar Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer." A maior contribuição que o nobre deputado paraibano pode proporcionar ao país é não se reeleger.


Você vai precisar de:


— 1 xícara (chá) de açúcar; 

— 1/2 xícara (chá) de água;

— 5 ovos inteiros (gema + clara);  

— 2 caixinhas de leite condensado;

— 2 caixinhas de leite (use a mesma medida do leite condensado). 


Em uma panela:


— Derreta o açúcar até formar um caramelo dourado.

— Adicione a água aos poucos, mexendo com cuidado.

— Quando a calda ficar lisa e brilhante, despeje-a numa forma de pudim (aquelas com um furo no meio) e reserve.

— Bata os ovos no liquidificador até ficarem completamente dissolvidos, acrescente o leite e o leite condensado, bata por mais 3 minutos, despeje a mistura na forma caramelizada.

— Cubra com papel-alumínio, leve ao forno preaquecido a 200 °C pot 40 minutos e faça o teste do palito: se ele sair limpo, retire o pudim do forno, deixe esfriar, leve à geladeira por pelo menos 3 horas, desenforme e sirva.


Considerando que estamos a poucos dias do Natal, e que Natal combina com pavê — e com o inevitável trocadilho “pavê ou pacumê” —, veja como fazer um delicioso pavê de chocolateVocê vai precisar de:


— 400g de leite condensado;

— 200g de chocolate em pó;

— 300g de creme de leite sem soro;

— 400 ml de leite;

— 2 ovos;

— 10g amido de milho (maisena);

— 20g de açúcar;

— 1 pacote de bolacha maisena.


— Leve o leite condensado, o leite, o amido de milho, 2 gemas e o chocolate em pó ao fogo, mexa até ferver e reserve.

— Bata as claras em neve, junte o açúcar e o creme de leite, despeje em uma travessa, coloque por cima as bolachas e, por último, as claras batidas.

— Deixe descansar por 12h na geladeira antes de servir.


Bom proveito.