quarta-feira, 28 de maio de 2008

Conexão Lenta

Baixa velocidade de conexão é algo que sempre incomodou os internautas. Quando o dial-up era padrão, muitos usuários alegavam não alcançar os 56 Kbps "prometidos" pelos fabricantes de seus modems. Aliás, no saudoso Curso Dinâmico de Hardware, eu até publiquei um artigo explicando como configurar adequadamente o modem e salientei que navegar entre 48 e 52 Kbps estava de bom tamanho (considerando a má qualidade das linhas telefônica, condições nem sempre adequadas dos cabeamentos dos imóveis e a distância entre a central e o ponto de acesso).
Com a popularização da banda larga e a melhoria dos serviços, os 128/256 Kbps iniciais - que pareciam astronômicos para quem migrava da conexão discada - logo virou coisa do passado. Hoje, muitas operadoras já oferecem planos de 8 Mbps, (embora nem sempre cumpram o que prometem), mas mesmo assim os usuários continuam se queixando de lentidão.
Para medir sua velocidade de navegação, use o link disponibilizado aqui no Blog (ou digite "medidor de velocidade" no campo PESQUISAR BLOG, se quiser obter mais opções e informações sobre esse assunto). Se o resultado lhe parecer insatisfatório, certifique-se primeiro de que o problema não tenha como causa os recursos (insuficientes) ou a configuração (inadequada) de seu equipamento - uma rodovia de primeiro mundo, por si só, não tem o condão de fazer um automóvel superar a velocidade máxima para a qual ele foi dimensionado. Reveja nossas postagens sobre manutenção preventiva (limpeza de disco, correção de erros, desfragmentação dos dados, ajustes no Registro, etc.) e, com o auxílio das ferramentas sugeridas, "arredonde" seu sistema. Depois, verifique com seu provedor de internet quaisquer eventuais anormalidades.
Caso tudo esteja em ordem, experimente instalar o Google Web Accelerator - disponível em http://superdownloads.uol.com.br/download/54/google-web-accelerator/ -, que promete melhorar o desempenho da navegação. Concluída a instalação, reinicie seu navegador, clique no ícone que aparece ao lado do relógio do sistema e explore as opções disponíveis no menu Preferences.
Instale também o Download Accelerator Plus - disponível em http://superdownloads.uol.com.br/download/167/download-accelerator-plus/. Esse utilitário divide os arquivos em pequenos pedaços e os descarrega a partir de múltiplas fontes, proporcionando uma sensação de maior velocidade. Além disso, ele utiliza a base de dados do ZoneAlarm para proporcionar maior segurança aos downloads, sem falar que você pode configurá-lo para atuar em conjunto com seu antivírus (embora nem sempre seja fácil identificar o executável necessário).
Convém ter em mente que a demora em abrir determinadas páginas ou descarregar arquivos volumosos pode decorrer de problemas com os sites ou mesmo da lentidão da própria internet - situação comum em horários de pico -, sem falar que o uso de bloqueadores de pop-up e filtros de phishing - imprescindíveis hoje em dia - também acarreta morosidade adicional.
Um bom dia a todos e até mais ler.
Postar um comentário